Defeito na bomba de sucção causou vazamento de esgoto
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, deu início, nesta sexta-feira (18/09), à Operação Tremendão, que vai fiscalizar a organização e o comércio na Cidade do Rock durante o Rock in Rio. Os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino, próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.
Problemas nos banheiros no Rock in Rio são recorrentes. Na edição anterior do festival, em 2013, o Procon Estadual havia interditado um dos banheiros da Cidade do Rock. Na época, um vazamento criou uma poça de urina e fezes nos fundos da lanchonete do Bob’s, próximo ao local onde eram armazenadas as bebidas do estabelecimento em galões.
Na Domino’s Pizza (quiosque D-5), pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.
Uma queda de energia elétrica também gerou uma autuação para a organização do festival. Durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob’s pararam de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador.
Outros dois estabelecimentos foram autuados: o Mercadinho Carioca e a Loja Rock in Rio de produtos oficiais. Em outros 16 estabelecimentos, não foram encontradas irregularidades: Botequim Informal (bar 6), Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques),La Fruteria, Pólis Sucos, Batata no Cone, Forno de Minas (quiosque D-08), Mimi Lanches (quiosque D-3), Rede, Geneal, Vira Lata e Bob’s.
A Operação Tremendão vai prosseguir durante todos os dias de Rock in Rio. O nome é uma referência a Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda.
Balanço da Operação Tremendão:
1 – Banheiro feminino próximo à roda gigante com vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, por causa de um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.
2 – Domino’s Pizza (quiosque D-5): Os fiscais encontraram pregos com a extremidade pontiaguda para fora na estrutura do estabelecimento, causando riscos à integridade fisica do consumidor. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.
3 – Mercadinho Carioca: Ausência do Livro de Reclamações.
4 – Loja Rock in Rio Produtos Oficiais: Ausência do Livro de Reclamações.