Você está visualizando atualmente Procon Estadual encontra problemas em banheiro do Rock in Rio

Procon Estadual encontra problemas em banheiro do Rock in Rio

Defeito na bomba de sucção causou vazamento de esgoto

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, deu início, nesta sexta-feira (18/09), à Operação Tremendão, que vai fiscalizar a organização e o comércio na Cidade do Rock durante o Rock in Rio. Os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino, próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.

Problemas nos banheiros no Rock in Rio são recorrentes. Na edição anterior do festival, em 2013, o Procon Estadual havia interditado um dos banheiros da Cidade do Rock. Na época, um vazamento criou uma poça de urina e fezes nos fundos da lanchonete do Bob’s, próximo ao local onde eram armazenadas as bebidas do estabelecimento em galões.

Na Domino’s Pizza (quiosque D-5), pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.

Uma queda de energia elétrica também gerou uma autuação para a organização do festival. Durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob’s pararam de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador.

Outros dois estabelecimentos foram autuados: o Mercadinho Carioca e a Loja Rock in Rio de produtos oficiais. Em outros 16 estabelecimentos, não foram encontradas irregularidades: Botequim Informal (bar 6), Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques),La Fruteria, Pólis Sucos, Batata no Cone, Forno de Minas (quiosque D-08), Mimi Lanches (quiosque D-3), Rede, Geneal, Vira Lata e Bob’s.

A Operação Tremendão vai prosseguir durante todos os dias de Rock in Rio. O nome é uma referência a Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda.

Balanço da Operação Tremendão:

1 – Banheiro feminino próximo à roda gigante com vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, por causa de um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.
2 – Domino’s Pizza (quiosque D-5): Os fiscais encontraram pregos com a extremidade pontiaguda para fora na estrutura do estabelecimento, causando riscos à integridade fisica do consumidor. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.
3 – Mercadinho Carioca: Ausência do Livro de Reclamações.
4 – Loja Rock in Rio Produtos Oficiais: Ausência do Livro de Reclamações.