terça-feira, 8 de julho de 2025 - 4:06

Programa ‘Limpa Rio’ é iniciado em Macuco

Trabalho inclui limpeza e desassoreamento do Rio Macuco

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Através de parceria viabilizada pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, que intermediou pedido do prefeito Félix Lengruber junto à Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Macuco está recebendo os benefícios do Programa ‘Limpa Rio’, iniciado na segunda-feira, 01.
Os trabalhos começaram no bairro da Glória e irão cruzar a cidade de ponta a ponta, garantindo a limpeza e o desassoreamento do Rio Macuco. O intuito é promover melhorias no escoamento das águas e deixar desobstruídas as margens do principal curso d’dágua do município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Macuco, Niraldo Menezes, trata-se de uma ação extremamente necessária que vem sendo capitaneada por profissionais do Instituo Estadual do Ambiente visando manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado. “O que mais nos traz segurança é saber que os serviços são feitos com equipamentos especializados e mão de obra qualificada”, informa o titular da pasta.
Estudos comprovam que a poluição dos rios gera intenso acúmulo de material orgânico, aumento da vegetação aquática e diminuição do oxigênio, tendo como consequência a mortandade dos peixes e deixando ainda as águas impróprias para consumo e banho. Além disso, os rios sujos e assoreados acabam se transformando em focos de insetos e outros animais nocivos ao homem. Outro problema é a sujeira e obstrução dos leitos dos rios, que modificam o fluxo das águas, provocando enchentes na maioria dos casos.
“Quando não damos atenção ao meio ambiente, nesse caso cuidando do rio que abastece nossa cidade, corremos o sério risco de expor a população à insalubridade, à proliferação de doenças e aos alagamentos. Por isso, nos empenhamos para trazer esse serviço para Macuco, o que me deixa extremamente agradecido ao amigo André Corrêa. Porém, de nada adianta nossos esforços se os moradores não fizerem a sua parte, valorizando a educação ambiental e mantendo o leito e as margens do nosso rio sempre limpas e desobstruídas”, alerta o prefeito Félix Lengruber.

VEJA MAIS

Empresa que gerou CPI contra prefeito de Itaguaí também recebeu pagamentos na gestão interina, revelam documentos

Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores A Câmara dos Vereadores de Itaguaí, que voltou a ser presidida…

PF investiga ação criminosa voltada ao contrabando de imigrantes

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje (8), na capital paulista, desarticulou…

Deputado entra na Justiça e tenta barrar transferência do Sambódromo do município para o estado do Rio de Janeiro

Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 04/03/2025 Foto: Fernando Maia | Riotur Aprovada pela Assembleia…

Ir para o conteúdo