quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:52

  • Home
  • Alerj
  • Projeto de lei obriga sepultamento de embriões e fetos em casos de aborto no Rio

Projeto de lei obriga sepultamento de embriões e fetos em casos de aborto no Rio

Imagem gerada por Inteligência Artificial

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro discute um projeto de lei polêmico apresentado pelo vereador Dr. Rogério Amorim, que determina o sepultamento ou cremação obrigatória de fetos e embriões oriundos de aborto, seja ele espontâneo ou induzido, em qualquer estágio gestacional.

Pelo texto do Projeto de Lei nº 806/2025, nenhum embrião poderá ser classificado como resíduo hospitalar. Hospitais e clínicas públicas ou privadas passarão a ser obrigados a comunicar formalmente à Prefeitura todos os casos, com o objetivo de garantir a destinação funerária adequada.

O projeto também prevê que, na ausência de manifestação expressa da família, o município providencie o enterro ou a cremação em cemitério público. “Trata-se de uma medida de caráter humanitário, sanitário e civilizatório, que busca assegurar o direito das famílias ao luto e à memória”, afirma o vereador na justificativa da proposta.

A proposta estabelece ainda que o município poderá firmar convênios com cemitérios privados, funerárias e instituições assistenciais para cumprir a medida. Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos a sanções administrativas, sanitárias e civis.

A iniciativa reacende o debate sobre o papel do Estado em procedimentos médicos sensíveis e sobre o direito das mulheres ao luto ou à privacidade. Ao prever o tratamento funerário até para casos de abortos induzidos — mesmo os realizados dentro da legalidade, como em situações de estupro ou risco de vida —, o texto levanta questionamentos jurídicos e éticos.

Sem mencionar exceções claras, o projeto também pode gerar impactos sobre protocolos médicos e burocracias hospitalares. O texto aguarda análise nas comissões temáticas da Câmara antes de seguir para votação em plenário.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento de base hormonal para a doença…

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Ir para o conteúdo