quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:48

  • Home
  • Alerj
  • Projeto propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá para integrar mobilidade

Projeto propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá para integrar mobilidade

Barcas na Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói ao fundo – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

A criação de uma linha marítima de passageiros entre o Rio de Janeiro e Maricá voltou à pauta na Câmara Municipal do Rio. A vereadora Talita Galhardo apresentou o Projeto de Lei nº 818/2025, que busca estimular o Poder Executivo a considerar a implantação de uma linha de ferry boat como parte do planejamento de mobilidade urbana da capital fluminense.

A proposta não obriga a criação da linha, mas estabelece diretrizes para estudos de viabilidade, com prioridade para integração aos modais já existentes, como metrô, ônibus e VLT. A operação poderia usar terminais náuticos já construídos ou previstos e contar com apoio da iniciativa privada.

“A ideia é aproveitar o potencial da Baía de Guanabara como meio de ligação entre os municípios e aliviar o trânsito nas vias terrestres, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável”, afirma a autora da proposta, Talita Galhardo.

Segundo o texto, os estudos técnicos deverão levar em conta não apenas a viabilidade econômica da linha, mas também impactos ambientais, segurança dos passageiros, acessibilidade e o potencial turístico e logístico da rota.

A lei ainda permite a articulação entre o município do Rio, a Prefeitura de Maricá, o governo do estado e empresas privadas, por meio de convênios e parcerias. Órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, a CCPAR (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos) e a Secretaria de Meio Ambiente e Clima poderão ser envolvidos nos estudos e articulações, de acordo com disponibilidade técnica e orçamentária.

Inspirado em modelos que funcionam em cidades como Nova Iorque, Istambul e Lisboa, o projeto destaca as vantagens ambientais e urbanas do transporte hidroviário. “É uma solução que pode reduzir o tempo de deslocamento, contribuir com o turismo e até valorizar áreas pouco integradas da metrópole”, defende a parlamentar.

A proposta também reforça o papel do Rio como indutor de soluções metropolitanas. Caso aprovada, a futura linha marítima entre Rio e Maricá ainda dependerá de regulamentação específica e de negociações com os demais entes envolvidos. Mas o primeiro passo, ao menos no campo legislativo, foi dado.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento de base hormonal para a doença…

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Ir para o conteúdo