terça-feira, 19 de maio de 2026 - 9:28

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Projeto SOS Folia vai distribuir 60 mil pulseiras para crianças e adolescentes no Carnaval 2026

Projeto SOS Folia vai distribuir 60 mil pulseiras para crianças e adolescentes no Carnaval 2026

Divulgação

Durante o Carnaval 2026, crianças e adolescentes poderão contar com mais uma edição do projeto SOS Folia, do Governo do Estado. Na ação, que é coordenada pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), serão distribuídas mais de 60 mil pulseiras de identificação. Os agentes estaduais estarão em pontos estratégicos da Marquês de Sapucaí, da Rodoviária Novo Rio e do Copacabana Fan Fest, para proteger os públicos citados.

Com os plantões carnavalescos, as autoridades pretendem evitar desaparecimentos, além de prestar orientações aos familiares dos jovens e crianças a durante a grande festa popular.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, as equipes estarão na Rodoviária Novo Rio, das 9h às 15h, quando há um grande fluxo de famílias e turistas. Na Sapucaí, o poder público atuará nos dias de desfile, com ações na concentração e na dispersão. Já no Copacabana Fan Fest serão oferecidas identificação preventiva e orientação.

Das cerca de 60 mil pulseiras para crianças, 17 mil serão destinadas à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), para a identificação das crianças que participam dos desfiles das escolas mirins.

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos receberão a identificação.  Pessoas com deficiência, com até 21 anos, também serão contempladas, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Participam da SOS Folia: agentes sociais, assistentes sociais, psicólogos e assessor jurídico – profissionais que terão como missão a identificação, o acolhimento, orientação e encaminhamento de crianças e jovens aos órgãos responsáveis, quando necessário.

A presidente da FIA-RJ, Taciane Bezerra, destacou que a instituição a qual representa tem como objetivo garantir a segurança dos jovens foliões durante a festa e a tranquilidade dos seus familiares. Para isso, a Fia montou uma logística robusta para atuar nos grandes fluxos populacionais.

Para Luiz Henrique, gerente do SOS Crianças Desaparecidas, o foco principal da operação é a prevenção. Por isso, a distribuição das pulseiras, apesar de ser uma inciativa simples, é extremamente eficaz, segundo ele. Luiz destacou ainda que a atuação das equipes e de parceiros nos principais pontos do Carnaval, amplia a proteção e reduz os riscos de intercorrências relacionadas a crianças e adolescentes. O SOS Folia também conta com a parceria da 1ª Vara da Infância e Juventude Protetiva da Capital, por meio da juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Explosão no Jaguaré: famílias aguardam definições sobre atendimento

Duas pessoas morreram e ao menos outras duas se feriram na explosão do último dia…

Mortalidade materna entre mulheres negras é mais que o dobro da registrada entre brancas

Creative Commons A desigualdade no acesso à saúde no Brasil foi evidenciada por números apresentados…

Material do governo ajuda população a se proteger de golpes digitais

O governo federal lançou, nesta terça-feira (19), um kit com orientações sobre privacidade e segurança…

Ir para o conteúdo