O Partido dos Trabalhadores (PT) voltará a comandar uma capital brasileira em 2025 após quatro anos. O partido não conquistou nenhuma prefeitura de capital em 2020, mas neste ano venceu a disputa em Fortaleza.
Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito da capital cearense neste domingo (27). Leitão venceu a disputa em segundo turno contra o candidato bolsonarista André Fernandes (PL). Ele pode ficar no comando da capital cearense até o final de 2028. A posse acontece em 1º de janeiro de 2025.
A última vitória do partido do presidente Lula em uma das 26 capitais tinha sido em Rio Branco, com Marcos Alexandre, na eleição de 2016. O petista acabou renunciando ao cargo em 2018 para concorrer ao governo do Acre naquele ano.
Fortaleza foi umas das 6 cidades visitadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo turno das Eleições Municipais. Lula também visitou Camaçari (BA), Mauá (SP), Natal (RN), Diadema (SP) e São Paulo, o PT saiu vencedoras duas primeiras.
No primeiro turno neste ano, o PT elegeu 248 prefeitos, número maior que em 2020, mas distante das mais de 600 prefeituras conquistadas em 2012, o melhor ano do partido.
No segundo turno, além de Fortaleza, Mauá e Camaçari, o partido também venceu em Pelotas (RS). Totalizando 252 prefeituras. A sigla ainda disputou vagas de prefeito em Olinda (PE), Santa Maria (RS), Caucaia (CE), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Anápolis (GO).
O partido ainda comandará outras 3 prefeituras em São Paulo, estado onde a sigla foi fundada, são elas: Matão (SP), Santa Lúcia (SP) e Lucianópolis (SP). A mesma marca obtida na última eleição municipal, em 2020.