quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 3:23

Quanto custa comer no melhor restaurante do Rio de Janeiro?

Foto: Divulgação

Único brasileiro entre os 30 melhores restaurantes do mundo, o Lasai, restaurante de Botafogo comandado pelo chef Rafa Costa e Silva e sua esposa Malena Cardiel, também é 7º melhor restaurante da América Latina, segundo o ranking do World’s 50 Best de 2025. A casa, que funciona em um modelo exclusivo, também mantém duas estrelas Michelin, um dos maiores reconhecimentos da gastronomia mundial.

Rafa Costa e Silva construiu parte da sua carreira no Mugaritz, premiado restaurante no País Basco, na cidade de Errentería, antes de abrir o Lasai no Rio. Toda a proposta gira em torno de ingredientes frescos e sazonais, cultivados em dois pomares próprios — um no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, e outro no Vale das Videiras, na Região Serrana.

O restaurante funciona somente à noite, mediante reserva, e atualmente não há datas disponíveis. O espaço é extremamente intimista, com uma única mesa grande em formato de balcão, de frente para a cozinha, que acomoda no máximo 11 pessoas por vez.

Mas quanto será que custa comer no estrela Lasai?

Por lá, não existe cardápio à la carte. O cliente experimenta um único menu degustação surpresa, mas não é para todos os bolsos, o valor, em junho de 2025, é de R$ 1.380 por pessoa. Mesmo com o valor salgado, o Lasai não atende restrições alimentares como dietas veganas, intolerâncias ou alergias a glúten e lactose, por escolha da própria casa.

“Jantar neste restaurante com apenas 10 lugares é como assistir a um espetáculo, mas com os melhores lugares da casa”, descreve o guia Michelin, que premiou o Lasai com a primeira estrela em 2015 e, desde então, manteve e ampliou seu reconhecimento. “Embora comece discretamente, a cozinha ganha vida à medida que os chefs se lançam à tarefa, com uma interação interessante entre o chef Rafa Costa e Silva e os seus convidados”, descreve a publicação.

O menu começa com uma sequência de aperitivos onde os vegetais são protagonistas, apresentados em diferentes formas, cores e texturas, dispostos sobre uma bandeja de madeira, iluminada diretamente sobre o balcão.

O Lasai figura entre nomes de peso na gastronomia internacional, ficando atrás apenas de referências como Maido (Lima, 1º lugar), Quintonil (Cidade do México, 3º), Kjolle (Lima, 9º), Don Julio (Buenos Aires, 10º), Boragó (Santiago, 23º) e Mérito (Lima, 26º).

Entre os dez melhores restaurantes do mundo em 2025, estão Maido (Lima), Asador Etxebarri (Atxondo, Espanha), Quintonil (Cidade do México), Diverxo (Madri), Alchemist (Copenhagem), Gaggan (Bangkok), Sézanne (Tóquio), Table by Bruno Verjus (Paris), Kjolle (Lima) e Don Julio (Buenos Aires).

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral…

Ir para o conteúdo