Rádios AM já podem migrar para FM em todo país

Rádios AM já podem migrar para FM em todo país

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Emissoras ganham mais qualidade de sinal e sintonia em tablet e smartphone

Pelo menos 77% das 1.781 estações AM do país pediram para migrar para a frequência FM, num processo que começou em 2013. O Revista Brasil convida o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luiz Roberto Antonik, para analisar a importância e o significado desta migração do rádio AM para a faixa FM.

Ele começa dizendo que isto é da maior importância porque no Brasil existem quase duas mil emissoras de rádio AM, e elas estão fadadas a desaparecer, por conta do crescimento das cidades. Ele explica que o ar condicionado, controle remoto, fios de alta tensão prejudicam o espectro radioelétrico. “Então a rádio AM tem o som muito prejudicado pelo desenvolvimento. E então, no mundo inteiro, os governos estão procurando alternativas, para solucionar essa questão técnica da rádio AM.”

Antonik também explica que a antena do AM, por ser grande, não cabe num aparelho celular e por isto a rádio AM perdeu a mobilidade. Portanto, o governo brasileiro entendeu a questão e, com a assinatura do termo aditivo que autoriza a migração, mais de 300 emissoras estão aptas a migrar e, daqui a três meses, já estarão funcionando na FM.

Deixe uma resposta