quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 8:06

  • Home
  • Política
  • Renata Varandas: Planalto avalia que ato bolsonarista na Av. Paulista não afeta governo Lula

Renata Varandas: Planalto avalia que ato bolsonarista na Av. Paulista não afeta governo Lula

Após o término da manifestação na tarde deste 7 de Setembro na Avenida Paulista, fontes do governo federal avaliaram que os protestos não afetam negativamente o governo Lula, apurou a analista de política da CNN Renata Varandas.

Um ministro próximo a Lula afirmou que Bolsonaro não tem proposta para melhorar a vida das pessoas e que sua única mobilização junto ao Congresso foi tentar barrar a reforma tributária.

Outra fonte presente no almoço no Palácio da Alvorada ressaltou que o país está andando na normalidade em relação às eleições e à economia, enquanto Bolsonaro está pedindo anistia em benefício próprio.

As principais reivindicações dos manifestantes, como previsto pelo governo, concentraram-se em dois pontos principais: a anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Inicialmente, o protesto tinha como foco o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) e argumentos contra o suposto autoritarismo, defendendo a liberdade de expressão. No entanto, a pauta da anistia ganhou força após a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Carol de Toni, ter dado andamento ao projeto relacionado ao tema.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se referiu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “ditador” durante ato contra o magistrado organizado neste sábado.

“Devemos botar freio através dos dispositivos constitucionais daqueles que saem, que rompem, os limites das quatro linhas da nossa Constituição. E eu espero que o Senado Federal bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador”, disse Bolsonaro em discurso a apoiadores no local.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Larissa Salvador: De imigrante ilegal nos EUA à advogada de imigração de famosos

Larissa Salvador, de 35 anos, construiu uma carreira vitoriosa nos EUA / Crédito: Divulgação Nascida…

Lula pede estudo sobre baixa adesão ao programa Reforma Casa Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (19), que vai pedir à…

Vídeo mostra momento de atropelamento de filha de assessor de Lula; veja

Mariana Tanaka Abdul Hak não resistiu e morreu no dia seguinte ao acidente; a mãe…

Ir para o conteúdo