quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 9:33

  • Home
  • Notícias
  • Representantes do Consórcio Rio Serra Norte se reúnem em Macuco

Representantes do Consórcio Rio Serra Norte se reúnem em Macuco

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO
Na última quinta-feira, 6, o prefeito de Macuco, Félix recebeu em seu gabinete integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rio Serra Norte, do qual foi eleito o primeiro presidente. Diversos temas de interesse dos municípios que compõem o grupo foram colocados em pauta, como formalização e legalização da instituição.
Formado por oito municípios, o consórcio é considerado uma das soluções capazes de minimizar a maioria dos problemas que afligem as administrações municipais, especialmente por promover a união de forças cujo objetivo é aumentar a representatividade das prefeituras e, consequentemente, fazer com que estas sejam atendidas de forma abrangente pelos governos Estadual e Federal.
Segundo o presidente do consórcio, essa parceria entre os entes regionais precisa redundar em projetos de captação de recursos que se convertam em benefícios das populações. “Além disso, trata-se de uma indicação atual das entidades governamentais trabalhar nesse sistema e repassar as verbas mediante a organização dos municípios através dos consórcios”, explicou Félix Lengruber.
Outras iniciativas também foram ajustadas no intuito de levantar as demandas necessárias ao bom andamento das gestões em 2016, entre elas a formação de conselhos e câmaras temáticas nas áreas de Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Esporte, Agricultura, Assistência Social e Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Futuramente, será inaugurado um escritório regional, cuja finalidade será abrigar equipes técnicas que atuem para sanar as dificuldades, uma delas a realização de eventos de médio e grande porte, como ficou evidenciado na reunião.
Aproveitando o clima deliberativo, também ficaram definidas a adoção do contrato de rateio e a aprovação do estatuto. Antes do fim de agosto, será encaminhado às respectivas Câmaras Municipais um Projeto de Lei tratando da aprovação e posterior formalização do consórcio através do CNPJ. Ainda será definida em novo encontro a data e local do II Fórum Rio Serra Norte, já que o primeiro aconteceu em Macuco, no dia 1º de dezembro do ano passado.
Além do presidente do consórcio, o anfitrião Félix Lengruber, também participaram Alex Rodrigues, prefeito de Duas Barras, ao lado do secretário de Governo, Francisco José Vasconcellos; Carlos Otávio da Silva Rodrigues, o Tavinho, secretário Geral de Governo de São Sebastião do Alto; Clementino Junior, secretário de Turismo de Santa Maria Madalena; Bruno Soares, secretário Geral de Carmo; Mauro Alvim, secretário de Indústria e Comércio de Cordeiro; Rafael Jevaux, secretário de Turismo de Cantagalo; José Alexandre Almeida, da Trade Assessoria; e Naim Rocha.

VEJA MAIS

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Cremerj promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

O Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta quarta-feira, (7) campanha…

Ir para o conteúdo