
Em franco processo de revitalização, a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos lugares mais bonitos e cobiçados do Rio de Janeiro, ganhou placas ecológicas com QR Codes para contar a saga da sua recuperação ambiental. Os equipamentos foram inaugurados, na última quinta-feira (30), como parte integrante do projeto Manguezal da Lagoa, comandado pelo biólogo Mário Moscatelli, em parceria com a concessionária Águas do Rio. A Lagoa sofreu durante anos com despejo irregular de esgoto e mortandade massiva de peixes.
As placas contam interativamente a revitalização ecológica da Lagoa, iniciada há 36 anos, sob os cuidados de Moscatelli que fez o plantio de mudas de mangue-vermelho no local. Através dos dispositivos, o público terá acesso a informações detalhadas sobre o processo de reflorestamento e sobre a biodiversidade local, com imagens e descrições de espécies de vegetação e espécies animais nativas, como frangos-d’água, capivaras e colhereiros.
Segundo Mário Moscatelli, a divulgação das informações junto à população é importante para a conquista de novos defensores ambientais e para a valorização do próprio processo de resgate da área:
“As placas são fundamentais para celebrar o incremento da biodiversidade da Lagoa. Sem informação de fácil acesso que explique o processo em andamento, perde-se a oportunidade de conquistar mais defensores da causa ambiental”, disse o biólogo, segundo o site Agenda do Poder.
A revitalização do corpo hídrico e do seu entorno é resultado da parceria entre o especialista, a Águas do Rio e a Subprefeitura da Zona Sul, que permitiu o reflorestamento de áreas com espécies nativas, além da criação de duas ilhas artificiais que atraem aves reprodutoras.
A cooperação com a Águas do Rio, firmada em 2022, também possibilitou a modernização de 13 elevatórias destinadas ao desvio para tratamento diário de cerca de 5,1 milhões de litros de esgoto, impedindo que o seu despejo na Lagoa. A colaboração viabilizou a ampliação da fiscalização contra despejos clandestinos em rios e canais, melhorando a qualidade da água e o retorno da fauna silvestre.
De acordo com o coordenador de Operações da Águas do Rio, José Maria Coelho Vaz, o projeto de saneamento e preservação ambiental representa “a prova de que investimento em infraestrutura aliado ao compromisso ecológico é capaz de recuperar ecossistemas historicamente degradados”, disse Vaz, conforme repercutiu o veículo.
O projeto Manguezal da Lagoa conta ainda com outras inciativas para preservar o ecossistema local, tais como: limpeza das margens, atividades de conscientização ambiental, controle de pragas, entre outras ações que permitiram a revitalização do icônico cartão da Cidade Maravilhosa.