Tocha olímpica chega hoje ao estado e Itaperuna, município do Noroeste Fluminense, é a primeira cidade a recebê-la
Rio – Nesta segunda-feira, dia 15, começa a venda exclusiva de ingressos da Rio 2016 para servidores estaduais da ativa e aposentados do governo do Rio. Um lote de 9 mil ingressos, que inclui as cerimônias de abertura e encerramento, além de lugares para competições concorridas, estará disponível em um site exclusivo.
Há ingressos para diferentes lugares em jogos como vôlei de praia, judô, natação, entre outros, com venda até o dia 31 deste mês. A compra deverá ser feita no site compraexclusivaservidor.rj.gov.br. No cadastro, é necessário comprovar ser servidor ativo ou inativo através do número de identidade, CPF e e-mail e possuir cartão. Cada servidor recebe apenas um código que poderá ser usado em mais de uma compra de ingresso. Os valores variam de R$ 40 a R$ 4.600.
Outra vantagem é que o servidor poderá parcelar a compra dos ingressos em até seis vezes no cartão. A venda para pessoa física permite parcelar em apenas três vezes. Não há descontos no valor do ingresso.
Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, a ação representa uma oportunidade de democratização do acesso aos eventos esportivos. “Essa é mais uma campanha feita especialmente para os servidores, que tem o intuito se aproximá-los dos Jogos. Como figuras fundamentais que são, eles não podem ficar de fora deste momento histórico, quando sediarmos o maior evento esportivo mundial. Esse é o melhor momento para democratizar o acesso ao esporte e lazer para todos”, disse.
O valor adquirido nas vendas dos ingressos será revertido para a organização da Rio 2016, responsável pelas vendas. A oferta de ingressos dos Jogos para venda aos servidores é vista como uma “gentileza da organização com o governo”, segundo Mario Andrada, diretor de comunicação da Rio 2016.
Vendas em geral
No entanto, o artifício também pode ser encarado com o uma forma estratégica de venda. Até março, 74% dos ingressos colocados à venda tinham sido vendidos. Dois meses depois, esse percentual aumentou somente em 4%. Mesmo assim, Andrada está otimista com as vendas. “Tenho certeza que não haverá ingresso encalhado e que os servidores irão comprar”, disse ele.
Tocha olímpica chega hoje ao Estado do Rio
A tocha olímpica chega hoje ao Estado do Rio, e Itaperuna, no Noroeste Fluminense, a 360 quilômetros da capital, é o primeiro município a recebê-la. Após passagem por Minas Gerais a chama fará uma parada de duas horas na cidade antes de seguir viagem para Bom Jesus de Itabapoana, ainda no estado, e entrar no Espírito Santo, onde passará a noite em Cachoeiro de Itapemirim.
A Prefeitura de Itaperuna decretou ponto facultativo hoje. Cerca de 50 ônibus devem trazer moradores de cidades vizinhas para ver a tocha passar. Um esquema especial de trânsito e de segurança foi montado no município de cerca de 100 mil habitantes, que completou 127 anos.
Na cidade, representantes dos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Já Jéssika Kamp de Andrade representa o município e o Comitê Organizador. Cada um vai percorrer 250 metros. A expectativa ontem era grande. “É um momento único da cidade que vai se tornar um pólo dos Jogos Olímpicos. Ainda mais porque seremos a primeira cidade do estado a receber a tocha”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rejane Travassos.
A prefeitura esclareceu que todos os gastos são de responsabilidade do Comitê e que colabora apenas com as grades e o som.
Com a estagiária Julianna Prado