terça-feira, 9 de junho de 2026 - 12:16

  • Home
  • Destaque
  • Rio de Janeiro Introduz Assistente de IA no WhatsApp para Facilitar Acesso a Serviços Públicos

Rio de Janeiro Introduz Assistente de IA no WhatsApp para Facilitar Acesso a Serviços Públicos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, apresentou nesta segunda-feira (08/05) durante o Web Summit Rio um inovador sistema de interação digital com os cidadãos, que promete revolucionar o acesso aos serviços públicos na cidade. Denominado “Pref Rio”, essa nova ferramenta combina dados municipais com o aplicativo WhatsApp e inteligência artificial para atender as demandas da população de forma mais eficiente.

Desenvolvido pela IplanRio, a empresa de tecnologia vinculada à Casa Civil, o projeto foi reconhecido com o prêmio Mayors Challenge 2025-2026, concedido pela Bloomberg Philanthropies. A plataforma oferece uma comunicação individualizada, permitindo que cada cidadão expresse suas necessidades e receba informações sobre os serviços disponíveis, que muitas vezes são subutilizados devido à falta de conhecimento ou esquecimento.

“Na era da inteligência artificial, o governo deixa de ser apenas reativo e se torna proativo e interativo. A Prefeitura agora consegue identificar, por meio de seus dados, quem necessita de assistência antes mesmo de ser solicitado”, declarou Cavaliere. O sistema visa resolver um desafio comum nas políticas públicas: o acesso aos serviços essenciais, que, embora existam, frequentemente não são utilizados.

Uma pesquisa qualitativa realizada com os habitantes do Rio durante a fase de implementação revelou que o problema não reside na oferta dos serviços. “Muitas pessoas esquecem ou têm dificuldade de priorizar suas demandas em meio aos desafios diários. A tecnologia pode ser uma solução para isso”, afirmou Thiago Trabach, presidente da IplanRio.

O novo modelo inverte a lógica tradicional de busca ativa dos cidadãos por serviços municipais. Agora, a administração pública toma a iniciativa de identificar necessidades, antecipar demandas e apresentar soluções antes que os problemas se agravem. Além disso, o sistema possibilita um feedback em tempo real da população, permitindo a reavaliação dos processos internos para aprimorar a oferta de serviços.

A tecnologia empregada no projeto integra bases de dados de diversas secretarias com inteligência artificial conversacional. Assim, a Prefeitura pode detectar situações que requerem atenção e se comunicar com os cidadãos via WhatsApp, oferecendo orientações personalizadas. A primeira fase do projeto foca em cerca de 135 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente gestantes e crianças de até seis anos. O intuito é aumentar a cobertura vacinal, melhorar a frequência escolar e assegurar o acesso a programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

A escolha por concentrar esforços na primeira infância é estratégica, considerando que aproximadamente 90% das conexões neurais são formadas nesta fase da vida, e investimentos nesse período geram significativos retornos sociais e econômicos ao longo do tempo. Os testes realizados no último ano mostraram resultados promissores: a frequência escolar de alunos em áreas de menor renda aumentou cerca de 10% após o envio de mensagens personalizadas. Além disso, 25% dos estudantes que haviam abandonado a escola retornaram após o contato digital combinado com a atuação da Secretaria de Educação.

Na área social, o projeto resultou em um aumento de sete pontos percentuais na renovação do Bolsa Família entre os grupos acompanhados via WhatsApp. A iniciativa também trouxe à tona importantes informações sobre os motivos que levam as famílias a não utilizarem os serviços públicos. Por exemplo, mais de 15% das crianças com baixa frequência escolar não estavam frequentando as aulas devido a problemas de saúde ou bullying.

A Prefeitura, por meio da IplanRio, planeja expandir gradualmente este modelo para todas as políticas públicas da cidade. Após consolidar as ações voltadas para a primeira infância, a intenção é incluir outros grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e mulheres, antes de alcançar toda a população carioca. A expectativa é que o agente de inteligência artificial se torne uma nova via de acesso aos serviços municipais, aproximando os cidadãos do poder público através do aplicativo mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp.


Post Views: 1

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lei garante que mães e adotantes tenham mais igualdade em graduações e pós-graduações no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro passa a contar com um novo instrumento de promoção…

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.016 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

Bairro Peixoto, em Copacabana, pode ganhar prédios de até 11 andares com mudança na legislação

Bairro Peixoto, em Copacabana Criada em 1989 para preservar uma das áreas mais características de…

Ir para o conteúdo