quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 - 2:37

  • Home
  • Alerj
  • Rio ganha o ‘Outubro Caramelo’ para conscientização sobre a importância da castração e da saúde animal

Rio ganha o ‘Outubro Caramelo’ para conscientização sobre a importância da castração e da saúde animal

Os vira-latas caramelos estão com a autoestima nas nuvens. O prefeito em exercício Eduardo Cavaliere (PSD) sancionou a Lei nº 8.951/2025, aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), que cria a campanha Outubro Caramelo, para chamar a atenção sobre o bem-estar animal. A sanção aconteceu nesta quarta-feira (25).

Com a medida, a governança municipal visa esclarecer a população sobre os benefícios da castração para prevenir doenças, especialmente o câncer; além de incentivar a posse responsável.

A campanha será realizada anualmente, sempre no mês de outubro, coincidindo com o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro. A introdução do “caramelo” é uma referência à cor predominante entre os cães vira-latas mais comuns e que se tornaram símbolo da valorização dos animais sem raça definida nas redes sociais.

A lei prevê a realização de palestras, eventos, atividades educativas e a veiculação de materiais informativos, com orientações destinadas a tutores de animais domésticos.

A matéria também incentiva o envolvimento de organizações da sociedade civil na participação coletiva no cuidado com os animais.

Caberá à Prefeitura do Rio de Janeiro definir as atividades que serão desenvolvidas em cada edição da campanha Outubro Caramelo.

Os autores da lei são os vereadores Rosa Fernandes (PSD), Flávio Pato (PSD), Mônica Benício (PSOL), Leniel Borel (PP), Talita Galhardo (PSDB) e Rodrigo Vizeu (MDB).

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CHEGA NO RIO O EMBAIXADOR DAS LETRAS DISSIDENTES DA EUROPA ORIENTAL

Escritor Gojko Celebic, no tempo de dissidente exilado / Foto: arquivo pessoal do autor *entrevista…

Lula defende que luta contra feminicídio deve ser sobretudo dos homens

Ao assinar o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, o presidente…

Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio

Na data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que…

Ir para o conteúdo