quarta-feira, 9 de outubro de 2024 - 4:43

  • Home
  • Destaque
  • Rio lança mapa online que mostra importância dos mangues no enfrentamento das questões climáticas

Rio lança mapa online que mostra importância dos mangues no enfrentamento das questões climáticas

Portal Manguezais Cariocas localiza e mostra a biodiversidade do ambiente – Vladimir Fernandes/SMAC

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado nesta quarta-feira (5/6), o portal Manguezais Cariocas. O projeto apresenta um grande georreferenciamento para todos os manguezais da cidade, com localização e característica de cada ambiente.  A plataforma traz também diversas informações sobre Áreas de Preservação Permanente.

O projeto desenvolvido com ações do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e dos Programas de Monitoramento da Cobertura Vegetal de Biodiversidade, da Secretaria de Meio Ambiente, tem o objetivo é divulgar conhecimento e contribuir para construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento às mudanças climáticas.

– Além de serem protegidos por lei por causa de sua grande diversidade biológica, os manguezais contribuem com a prestação de diversos serviços ambientais. Um exemplo é que eles reduzem a vulnerabilidade da cidade aos impactos no ambiente costeiro devido aos eventos climáticos extremos, como alterações na temperatura e ocorrência de ciclones e tempestades – explica Eliana Cacique, secretária de Meio Ambiente e Clima.

A ideia da plataforma Manguezais Cariocas é dar início a uma série de iniciativas online sobre os trabalhos que a Gerência de Planejamento e Proteção Ambiental vem acumulando, ao longo dos anos, sobre a cobertura verde da cidade do Rio de Janeiro.

– Os mangues funcionam como berçários e ‘pontos de parada’ para uma infinidade de espécies residentes e migratórias. Eles também possuem alta capacidade de sequestro e estoque de carbono, essenciais para amenizar os efeitos das mudanças climáticas globais. Os manguezais são fonte de recurso alimentar, trabalho e renda para diversos grupos sociais e populações tradicionais que mantêm relações diretas e sustentáveis com esse ecossistema nos seus modos de vida – afirma Vladimir Fernandes, gerente de planejamento e proteção ambiental.

O site foi construído a partir do SIURB RIO (Sistema Municipal de Informações Urbanas) e pode ser acessado por este link.

 

Categoria:

  • 5 de junho de 2024
  • Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

    VEJA MAIS

    Deputado ex-bolsonarista diz que bolsonarismo tem síndrome da soberba

    O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), defensor virtuoso do ex-presidente, sonhava com a candidatura à…

    Antigo rival de Poatan no kickboxing assina com o UFC

    O brasileiro Alex Poatan Pereira venceu Khalil Rountree Jr no último sábado (5), no UFC…

    CPI das Bets: Progressistas deve ficar com presidência e Podemos tenta relatoria

    Criação autorizada, a CPI das BETs do Senado agora depende da indicação de integrantes para…

    Pular para o conteúdo