terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 - 2:57

Rio pode ter campanhas de prevenção sobre alergia alimentar em pets

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Lei 3.948/24 que cria uma campanha de conscientização sobre alergia alimentar em animais domésticos. O texto deve passar por uma segunda votação na Casa.

A proposta, de autoria do deputado Fred Pacheco (PMN), pretende informar a população sobre causas, sintomas, formas de prevenção e tratamentos aos processos alérgicos desenvolvidos pelos pets.

Uma vez aprovado e sancionado pelo governador, o Projeto de Lei permitirá ao chefe do Executivo promover campanhas de divulgação e distribuição de materiais informativos em unidades de saúde, pet shops, Upa Veterinária e escolas.

O Governo do Estado também poderá firmar parceria com iniciativa privada, entidades civis ou organizações profissionais ou científicas para a realização das campanhas cuja finalidade será prestar esclarecimentos e divulgar informações sobre a doença e suas formas de profilaxia e tratamento.

Segundo Fred Pacheco, existem algumas medidas que podem ser adotadas como forma de prevenção. “Por este motivo, é importante implementar política pública para informar a população, a fim de se evitar o sofrimento dos animais pela doença”, disse ele.

As campanhas deverão abordar as causas mais comuns da alergia alimentar em animais domésticos, como a presença de aditivos e conservantes e outras substâncias químicas em rações industrializadas; os sintomas mais comuns da doença, como vermelhidão, descamação na pele, com lesões provocadas pelas unhas do animal durante a coceira, diarreia e vômito.

As ações também deverão tratar da existência de tratamentos, que devem sempre ser prescritos por médico veterinário; incentivo à adoção de medidas preventivas, como a oferta de ração de boa qualidade aos animais; dar banhos na frequência certa; uso do comedouro de alumínio, entre outras informações.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto mar

A Polícia Federal e órgãos similares do Reino Unido e Estados Unidos participaram de uma…

CPI do Crime Organizado cancela oitiva de Cláudio Castro e ainda não marca nova data

Divulgação A CPI do Crime Organizado cancelou as reuniões previstas para esta terça-feira (10) e…

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (9) requerimento de regime de urgência para apreciar…

Ir para o conteúdo