quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:28

  • Home
  • Alerj
  • Rio terá maior Refis em 10 anos e permitirá uso de precatórios para quitar dívidas

Rio terá maior Refis em 10 anos e permitirá uso de precatórios para quitar dívidas

Palácio Guanabara

O governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu autorização para realizar aquele que deve ser o maior Refis — programa especial de parcelamento de débitos tributários — em mais de uma década. A novidade é o uso de precatórios para quitar as dívidas, algo que não era permitido desde 2012, aumentando as expectativas quanto ao alcance do programa. As informações são da coluna Capital/O Globo.

Atualmente, o Estado tem uma dívida ativa estimada em cerca de R$ 170 bilhões. A autorização veio por meio de um convênio fechado com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prevê descontos agressivos, chegando até 95% para pagamentos à vista. Para quem optar por parcelar, serão permitidas até 90 prestações, porém, sem descontos — fora do Refis, o prazo máximo é de 60 meses.

Segundo João Gândara de Carvalho, advogado do escritório Pinheiro Neto Advogados, a possibilidade de utilizar precatórios já está aquecendo o mercado. “Essa possibilidade não era aberta há mais de uma década e, mesmo antes de começar, já movimenta o mercado de precatórios, porque dá liquidez imediata a esse título por empresas interessadas em usá-lo no Refis”, explicou o especialista.

Para implementar oficialmente o programa, o governo precisa enviar um projeto de lei para aprovação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Consultada, a Secretaria de Fazenda informou que espera ver essa lei aprovada ainda no primeiro semestre deste ano. Após a aprovação, será publicada uma regulamentação detalhando todas as normas necessárias para dar início ao Refis.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral…

Ir para o conteúdo