
A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, vai sediar no dia 7 de maio uma palestra gratuita sobre “Atuação da fisioterapia cardiopulmonar nas disautonomias”. O encontro acontece das 12h às 13h, no auditório da instituição, e é aberto ao público mediante inscrição prévia.
A proposta do evento é ampliar o entendimento sobre a fisioterapia cardiopulmonar e sua diferença em relação a outros tipos de tratamento, além de discutir seu papel no acompanhamento de pacientes com disautonomias, condições que afetam o sistema nervoso autônomo e impactam funções como frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.
O tema será conduzido por Wendel Leite Bernardes, sócio-diretor da Clínica CIRD e especialista em reabilitação cardiopulmonar pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele também atua nas áreas de fisiologia do exercício e neurofuncional e destaca a importância da informação no diagnóstico e tratamento dessas condições.
“Estamos nos referindo a uma condição que afeta diretamente o funcionamento do sistema nervoso autônomo. É necessário não entender somente o conceito, mas como essa condição se manifesta no dia a dia. A informação qualificada é o primeiro passo para o diagnóstico adequado e tratamento”, afirmou o especialista.
Para o diretor médico da ABBR, João Grangeiro, iniciativas como essa ajudam a aproximar o conhecimento técnico da população e reforçam a importância do diagnóstico precoce. Segundo ele, o objetivo é ampliar o acesso à informação e contribuir para melhores resultados terapêuticos.
“Esse tipo de iniciativa cumpre um papel estratégico ao aproximar conhecimento e prática, com ampliação do acesso à informação de qualidade e estímulo a um olhar mais atento para os sinais do corpo”, disse.
A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita pelo site http://eventos.abbr.org.br/. A atividade é voltada tanto para o público geral quanto para profissionais da área da saúde interessados no tema.
Serviço:
Data: 07/05 (quinta-feira).
Horário: Das 12h às 13h.
Local: Auditório da ABBR, localizado na Rua Jardim Botânico, n° 660, Jardim Botânico