terça-feira, 15 de julho de 2025 - 2:17

  • Home
  • Alerj
  • RJ bate recorde histórico de abertura de empresas no 1º semestre do ano

RJ bate recorde histórico de abertura de empresas no 1º semestre do ano

Imagem meramente ilustrativa de parte da região central do Rio de Janeiro – Foto: Reprodução/Internet

O primeiro semestre de 2025 foi de recorde histórico para a economia fluminense. Entre janeiro e junho, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou a abertura de 42.927 empresas – maior número em um primeiro semestre nos 216 anos da autarquia. O resultado representa um avanço de 16,5% diante do mesmo período de 2024, que somou 36.843 empresas abertas; e um acréscimo de 15,5% quanto ao antigo recorde, de 2022: com 37.167 novos negócios.

O governador Cláudio Castro (PL) ressaltou que a dinamização da economia do Estado do Rio é resultado da modernização dos serviços públicos e da segurança jurídica, além do estímulo ao empreendedorismo.

“O ambiente de negócios no Rio de Janeiro, cada vez mais favorável para quem quer empreender, é resultado de uma política consistente de estímulo ao empreendedorismo, de modernização dos serviços públicos e de segurança jurídica. Quando o poder público atua promovendo as condições necessárias para que o setor produtivo cresça, gere empregos e contribua para o desenvolvimento sustentável do estado, os resultados aparecem”, comentou o governador.

O total de 42.927 negócios foi alcançado após o registro de 6.516 empresas no mês de junho – número próximo do recorde do mês, alcançado em 2024: com 6.597. Em 2025, a Jucerja já registrou quatro recordes mensais: janeiro (7.164), fevereiro (8.385), março (7.089) e maio (6.943).

Entre as atividades mais atrativas entre os novos empresários estão: serviços de escritório (1.497), consultórios de psicologia e psicanálise (1.226), consultórios médicos (1.165), comércio de vestuário (1.081) e restaurantes (986).

O presidente da Jucerja, Sergio Romay, ressaltou que recorde do primeiro semestre resulta da atuação da Jucerja na simplificação do ambiente de negócios e no incentivo ao empreendedorismo.

“Este é um resultado que confirma a solidez do ambiente empreendedor fluminense. Cada nova empresa representa um impulso para a economia, com mais empregos, oportunidades e arrecadação. A atuação da Jucerja tem sido pautada pela modernização dos serviços e pelo compromisso com a desburocratização, o que vem tornando o Estado do Rio cada vez mais atrativo para quem deseja empreender”, afirmou Sergio Romay.

No período, a cidade do Rio de Janeiro liderou como município mais empreendedor do Estado, com 21.590 empresas abertas. Em seguida vêm Niterói (3.147), Duque de Caxias (1.576), São Gonçalo (1.355) e Nova Iguaçu (1.206).

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

FAETEC abre vagas para cadastro reserva de profissionais do Pronatec Mulheres Mil

Foto: Divulgação A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para…

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentando a Lei de Reciprocidade…

Zona Oeste recebe esta semana o Trabalha Rio

Trabalhadores cadastram seus currículos – Roberto Moreyra/SMTE A van do Trabalha Rio estará esta semana…

Ir para o conteúdo