SAI A LISTA DOS ELEITOS PARA A EDIÇÃO DE 2015 DO PARLAMENTO JUVENIL

SAI A LISTA DOS ELEITOS PARA A EDIÇÃO DE 2015 DO PARLAMENTO JUVENIL

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

O resultado final e oficial das eleições da 9ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj) em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), foi liberado nesta quinta-feira (24/09). Após um disputado segundo turno que ocorreu em 36 cidades, 92 alunos da rede pública foram eleitos para representar seus municípios, em novembro, no Palácio Tiradentes, sede da Alerj. O PJ levará alunos da rede pública estadual de ensino, eleitos por seus próprios colegas, a mergulharem na rotina de um deputado estadual. Durante uma semana, eles participarão de atividades, além de apresentarem, discutirem e aprimorarem projetos que podem virar leis.

Nessa edição, apenas as cidades de Mesquita, na Baixada Fluminense, e Cantagalo, na Região Serrana, não elegeram representantes, já que os candidatos escolhidos por lá não cumpriram alguns dos requisitos previstos nessa eleição. Para incluir os dois municípios na edição de 2015, o coordenador do Parlamento Juvenil, deputado estadual Wanderson Nogueira (PSB), planeja discutir com a Seeduc a instauração de uma eleição suplementar. “A nona edição já entrou para a história e prova que a juventude precisa de espaços para debater a política. Acreditamos que ter todos os municípios representados através desse projeto é essencial para a oxigenação do Parlamento fluminense”, comentou.

A partir de agora, com o resultado oficial do pleito, os eleitos começam a pensar na elaboração dos projetos de lei que defenderão durante as atividades do PJ. No período de 16 a 26 de outubro, ocorrerão as capacitações com especialistas legislativos em diversas cidades do Estado. A atividade servirá para auxiliar os jovens nessa tarefa. Os três projetos aprovados e mais bem votados pelos próprios alunos serão enviados ao governador Luiz Fernando Pezão e terão a chance de se tornar lei.

Veja a lista dos eleitos para a 9ª edição do Parlamento Juvenil

https://drive.google.com/a/tribunadaserra.com.br/file/d/0BzRixcUiGC-QbTF3dkxHYVlGeU0/view

O projeto

O projeto, que está em sua nona edição, foi criado em 1998 pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), e teve a primeira edição em 2003. O objetivo do Parlamento Juvenil é o de aproximar os jovens da política. O PJ teve, em 2015, número recorde de inscritos: 515 – pela primeira vez, a inscrição foi apenas online e todos os municípios tiveram inscritos. Participaram da corrida eleitoral estudantes de 14 a 17 anos matriculados em escolas da rede pública estadual nos primeiro e segundo anos do ensino médio.

Em 2015, eles também terão um encontro com o governador Pezão e participarão de diversos cursos na Alerj, como oratória e liderança política.

(Texto de Tomás Battaglia)