quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 4:39

  • Home
  • Política
  • Saiba os crimes pelos quais Juscelino Filho é denunciado

Saiba os crimes pelos quais Juscelino Filho é denunciado

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão nesta terça-feira (9) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar denúncia contra ele por desvio de emendas parlamentares.   

Juscelino já havia sido indiciado pela Polícia Federal no ano passado. A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e alocada sob relatoria do ministro Flávio Dino. As evidências estavam sendo analisadas pela PGR.  

A denúncia, portanto, considera que há provas suficientes de que o ministro estava envolvido no suposto esquema de desvio de verba pública por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). 

O documento de denúncia da PGR ainda está em segredo de justiça. Nas investigações, porém, a PF considerou que ele cometeu os seguintes crimes:  

  • Violação de sigilo em licitação; 
  • Integrar organização criminosa. 

As apurações da PF apontam que, quando era deputado, Juscelino destinou verbas públicas para Vitorino Freire (MA), município do qual sua irmã era prefeita. Ele também é suspeito de ter recebido propina por meio de empresas de fachada. 

Com a denúncia formalizada, o ministro Flávio Dino deve abrir espaço para a defesa se pronunciar. Só então a Primeira Turma do STF avaliará se Juscelino se tornará réu.  

Em nota, a defesa do ministro afirmou que ele é inocente e classificou como “factoides” as acusações feitas pela PGR. Disse ainda que a denúncia é um “indício perigoso” da “época punitivista do Brasil”. Os advogados também ressaltaram que a denúncia não tem relação com seu cargo de ministro. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Free flow no RJ: ticket médio cresce 10,5% no início de 2026, revela pesquisa

Foto: Reprodução/Freepik O uso do sistema de pedágio eletrônico sem barreiras, o free flow, começa…

Pedido de vista adia votação de autonomia financeira do Banco Central

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou, nesta quarta-feira (20), após pedido…

Vacina contra cepa do ebola na Àfrica pode demorar até 9 meses

Uma vacina capaz de combater a cepa de ebola que atinge a África pode demorar…

Ir para o conteúdo