terça-feira, 18 de agosto de 2026 - 4:00

  • Home
  • Cantagalo
  • Samu de Cantagalo ultrapassa 1,1 mil atendimentos em um ano e meio

Samu de Cantagalo ultrapassa 1,1 mil atendimentos em um ano e meio

Equipe também passa por novo treinamento, desta vez na Cruz Vermelha, no Rio

Cantagalo – Inaugurado em 5 de maio de 2014, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cantagalo chega aos 18 meses (um ano e meio) de funcionamento com 1.173 atendimentos entre urgência (assistência rápida, mas sem risco à vida) e emergência (ameaça iminente à vida).

Os dados foram divulgados esta semana pela equipe técnica da unidade, que passou, recentemente, por um novo treinamento, desta vez na Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. A unidade de Cantagalo conta com uma ambulância de suporte básico do tipo B, que é destinada ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, mas não classificado como potencial necessidade de intervenção médica no local e/ou durante o transporte até o serviço de saúde mais próximo. A equipe é composta por quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e pela coordenadora de base.

Mantido com recursos do próprio município, o Samu em Cantagalo, que funciona 24 horas por dia, deve ser acionado pelo telefone padrão, o 192, que aciona a Central de Regulação localizada em Petrópolis, que é responsável por comandar todas as unidades descentralizadas do Samu na Região Serrana. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer operadora.
Redação: Gilmar Marques

Fotos: Divulgação

VEJA MAIS

Circuito Sesc de Dança de Salão chega à 5ª edição em 13 unidades do Sesc RJ

Foto: Divulgação/Sesc RJ Ao longo de cinco meses, até o final do ano, o Circuito…

Analistas veem risco de ação cibernética de EUA e bigtechs em eleições

Especialistas em relações internacionais, geopolítica e tecnologia de informação alertam para o risco de ações…

Mais de 795 mil vacinas contra o sarampo foram aplicadas em São Paulo

Desde o início da Campanha de Multivacinação – De Olho na Carteirinha 2026, em 3…

Ir para o conteúdo