Você está visualizando atualmente Sebrae Rio capacita empresas com olhar socioambiental para jornada de aceleração de negócios

Sebrae Rio capacita empresas com olhar socioambiental para jornada de aceleração de negócios

Atualmente, tem crescido o interesse da população com o consumo consciente. Isso tem feito aumentar o número de empresários que se preocupam com os aspectos sociais e ambientais em sua gestão. Para apoiar os pequenos negócios (MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte) voltados para atividades socioambientais, o Sebrae Rio prorrogou as inscrições do Programa Impacta. Os empreendedores interessados têm até o dia 14 de maio para confirmar suas inscrições, que são realizadas exclusivamente pela internet.
O Programa Impacta é subsidiado com recursos do Sebrae Rio (89%) e o investimento realizado pelas empresas selecionadas será de R$ 425, podendo ser parcelado em 12 vezes, sem juros. O projeto já acelerou mais de 100 negócios, que alcançaram um resultado de 70% de melhoria do nível de maturidade de sua gestão.
Esse é o caso da empresa EcoModas, de Friburgo. O empresário Alex Santos, participante da edição 2018 do programa, considera que a experiência foi importante para o desenvolvimento da empresa.“ Além de aprender sobre metodologias de negócio e gestão, trocamos experiências com vários empreendedores e ampliamos nossa rede de contatos. Fomos influenciados pelas histórias que ouvimos de outros empresários. O Programa Impacta proporcionou clareza sobre quem somos e a nossa missão no mundo. Hoje, compreendo que pertenço a um negócio de impacto, focado na preservação do planeta, que conecta pessoas e empresas na busca por um mundo melhor, oferecendo projetos e produtos voltados à moda sustentável”.
“A viabilidade econômica é o principal elemento para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Os empreendedores precisam ser competitivos, estar economicamente saudável, sem deixar de lado sua proposta socioambiental. Durante o programa, os empresários recebem apoio estruturado e continuado, além de contarem com mentores especialistas acompanhando a sua rotina, com o objetivo de alcançar essas metas”, enfatiza Juliana Oliveira, analista do Sebrae Rio.
Programa Impacta
Ao todo, a instituição oferece 45 vagas. O projeto terá duração de seis meses e o empresário terá mentorias individuais, consultorias temáticas, workshops coletivos e encontros de rede e compartilhamento. Os participantes também receberão apoio especializado para estruturar seu modelo de negócio, melhorar suas vendas e faturamento, além de construir os indicadores de impacto do negócio.
A instituição oferece 54 horas de treinamento para cada empresa, que incluirá mentoria individual; consultoria com especialistas nas temáticas de finanças, processos, marketing digital e vendas; workshops coletivos sobre os temas impacto, ODS, sustentabilidade, indicadores de impacto, colaboração, soft skill, ambiente competitivo, marketing digital, funil de vendas, business intelligence, apresentação estratégica e pitch, além de encontros com mentores de mercado convidados para troca de experiências nas temáticas de validação de negócios, impacto e tecnologia. Todas as atividades serão online.