sexta-feira, 12 de junho de 2026 - 3:37

  • Home
  • Destaque
  • Secretaria de Meio Ambiente do Rio almeja certificação internacional

Secretaria de Meio Ambiente do Rio almeja certificação internacional

O selo Bandeira Azul, uma certificação internacional promovida pela Fundação para a Educação Ambiental, é um reconhecimento valioso para praias, marinas e embarcações turísticas ao redor do mundo. Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro deu um passo significativo rumo à obtenção desse selo para as praias do Arpoador e do Diabo, localizadas na Zona Sul da cidade. Em março, a candidatura dessas praias foi oficialmente lançada e, como parte dos esforços para cumprir os critérios exigidos, foi inaugurado nesta terça-feira (09/06) o Núcleo de Educação Ambiental no Parque Garota de Ipanema.

A secretária de Meio Ambiente e Clima, Lívia Galdino, enfatizou a relevância do novo núcleo para a conquista da certificação: “O Núcleo de Educação Ambiental na Praia do Arpoador representa um avanço na busca pelo selo Bandeira Azul para nosso município. Essa certificação internacional é um reconhecimento da excelência de um dos lugares mais icônicos da cidade, reafirmando nosso compromisso em integrar a beleza natural do Rio com práticas ambientais sustentáveis”.

Um dos pilares do programa Bandeira Azul é promover a conexão do público com o meio ambiente, estimulando o aprendizado sobre a natureza. Assim, a oferta de atividades educativas é fundamental para a certificação. O projeto visa aproximar tanto os cariocas quanto os turistas da flora e fauna nativas, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Para implementar essas ações, moradores das comunidades do Vidigal, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo foram capacitados como agentes ambientais. Hélio Silva, um jovem de 20 anos e estudante de Engenharia Química, é um desses agentes. Ele expressou sua vontade de compartilhar conhecimentos com sua comunidade, ressaltando a importância de discutir temas relacionados à cultura oceânica e à conservação do patrimônio natural.

Outro agente, Joel Rodrigues, de 56 anos, que vive no Vidigal, vê sua atuação no novo núcleo como uma extensão de sua ligação com o Arpoador. Ele se considera um guardião da Pedra do Arpoador, reconhecida pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) por sua relevância ambiental.

As praias do Arpoador e do Diabo, que se estendem entre o Forte de Copacabana e o encontro da Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto, em Ipanema, são destinos populares, atraindo surfistas, moradores e turistas que se reúnem para admirar o pôr do sol na Pedra do Arpoador, com vista para o Morro Dois Irmãos. No Rio de Janeiro, apenas a Prainha e Grumari, ambas na Zona Oeste, já possuem a certificação Bandeira Azul.


Post Views: 0

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Marcelo Diniz recua, Rogério Lisboa some e PT se incomoda com Quaquá – Bastidores do Rio

Quintino Gomes Freire – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Pedindo desculpasAcostumado a ganhar no grito,…

Sistema Anchieta-Imigrantes passa a ter pedágio eletrônico

A concessionária Ecovias concluiu a instalação, no trecho Anchieta-Imigrantes, do sistema eletrônico conhecido como siga fácil, para a…

No Complexo do Alemão, criança é atropelada ao descer de bicicleta elétrica

Imagem meramente ilustrativa: PMERJ Na tarde desta quinta-feira (11), o menino Theo Fernandes, de 9…

Ir para o conteúdo