Sinal de alerta contra a dengue em Macuco

Sinal de alerta contra a dengue em Macuco

Mutirão fará varredura em todos os bairros da cidade
A proximidade com o município de Cordeiro, cuja Secretaria de Saúde divulgou recentemente a confirmação de inúmeros casos de dengue em diversos bairros, fez com que a Administração Municipal de Macuco ligasse o sinal de alerta e começasse a tomar providências concretas quanto ao enfrentamento do problema, mobilizando profissionais de saúde e população para evitar o avanço de casos da doença.
Na manhã de segunda-feira, 11, o secretário de Saúde de Macuco, Rodrigo Romito, se reuniu com o coordenador de Combate à Dengue, Marcelo Guarilha, com agentes comunitários de saúde e agentes de endemia do município para traçar o planejamento e iniciar imediatamente as ações de combate a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo Rodrigo Romito, a preocupação passa a ser redobrada por conta de inúmeras notificações de macuquenses com sintomas da doença. Recentemente, inclusive, também houve a confirmação de um caso ‘importado’ de dengue em Macuco, ou seja, o paciente reside no município, mas que trabalha em Cordeiro, onde a doença já foi detectada. “Essa proximidade com locais que já tiveram casos confirmados e o grande fluxo de pessoas daqui de Macuco que circulam diariamente nesses municípios nos obrigam a adotar medidas mais efetivas”, explica Romito.
Durante a reunião, ficou acertada a criação de um grande mutirão formado por agentes comunitários de saúde e agentes de endemia. Esses profissionais farão uma varredura completa em todos os bairros de Macuco para eliminar focos do mosquito transmissor. “Faremos nossa parte, mas é fundamental que a comunidade colabore evitando o acúmulo de água parada. Seguindo a campanha da Secretaria de Estado de Saúde, ‘10 Minutos Salvam Vidas’, que mostra que em apenas 10 minutos as pessoas podem garantir a eliminação dos focos do mosquito em suas casas, todos nós saímos ganhando”, diz Marcelo Guarilha.
E o mutirão de varredura começa já nesta semana. Confira o cronograma: terça, dia 12 – Volta do Umbigo; quarta, dia 13 – Paraíso e Glória; quinta, dia 14 – Nova Macuco; sexta, dia 15 – Santos Reis; segunda, dia 18 – Reta; terça, dia 19 – Maravilha e Doutor Chiquito; quarta, dia 20 – Barreira; e quinta, dia 21 – Centro. “Quem apresentar sintomas como dor de cabeça, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômito devem procurar imediatamente uma unidade de saúde e buscar orientações”, orienta Rodrigo Romito.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Deixe uma resposta