quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 10:38

  • Home
  • Brasil
  • SpaceX não considerará teste um fracasso mesmo sem pousar propulsor na base

SpaceX não considerará teste um fracasso mesmo sem pousar propulsor na base

No quinto voo de teste da Starship, em outubro, a SpaceX conseguiu pousar com sucesso seu propulsor Super Heavy de volta ao local de lançamento. Aquele foi um esforço histórico que poucos esperavam que acontecesse. O espetáculo não se repetiu no sexto teste, na noite desta terça-feira (19). Apesar disso, a empresa não deverá considerar o novo teste um fracasso.

Grandes esperanças à parte, a SpaceX é conhecida por abraçar infortúnios ardentes, explosões e foguetes colidindo com sepulturas oceânicas aquáticas. Tudo isso é bom — de acordo com a SpaceX — pelo menos nos estágios iniciais do desenvolvimento de um novo foguete.

A SpaceX disse que sua abordagem para o desenvolvimento de foguetes é voltada para a velocidade.

A empresa faz uso de um método de engenharia chamado “desenvolvimento espiral rápido”. Isso, basicamente, se resume a um desejo de construir protótipos rapidamente e explodi-los voluntariamente em nome de aprender como construir um melhor — mais rápido do que se a empresa dependesse apenas de testes e simulações em solo.

Após a explosão do primeiro voo de teste, em abril de 2023, a empresa imediatamente tentou enquadrar o acidente como um sucesso, dizendo em uma declaração na época: “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos. E aprendemos muito”.

Clique aqui para assistir ao lançamento desta terça.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula cobra Flávio Bolsonaro sobre apoio ao fim da escala 6×1

O candidato à reeleição nas eleições 2026, Luiz Inácio Lula da Silva, desafiou nesta quarta-feira…

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Ir para o conteúdo