quinta-feira, 18 de junho de 2026 - 3:32

  • Home
  • Destaque
  • STF determina transferência de ex-deputado TH Joias para presídio federal

STF determina transferência de ex-deputado TH Joias para presídio federal

Decisão do ministro Alexandre de Moraes tem como objetivo isolar o político, preso desde setembro sob a acusação de integrar o Comando Vermelho e utilizar o mandato para favorecer o crime organizado

Divulgação / Assembleia Legislativa do Rio de JaneiroSTF determina transferência de ex-deputado TH Joias para presídio federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (16) a transferência imediata do ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, para o Sistema Penitenciário Federal. O destino exato do detento ainda não foi definido, mas a Secretaria Nacional de Políticas Penais já foi notificada para providenciar a vaga em uma das cinco unidades de segurança máxima do país.

Como protocolo padrão anterior à transferência interestadual, TH Joias foi retirado do presídio Bangu 8, no Complexo de Gericinó, e levado provisoriamente para Bangu 1, unidade de segurança máxima estadual. A medida tem como objetivo principal isolar o ex-parlamentar e interromper sua comunicação externa e influência política.

Acusações

TH Joias foi preso em setembro de 2025 durante a “Operação Zargun”, deflagrada pela Polícia Federal. As investigações apontam o ex-deputado como uma peça-chave na articulação política da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Segundo o inquérito, ele utilizava seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para facilitar as operações do grupo, incluindo o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além disso, a Polícia Federal acusa o político de intermediar a compra de armamentos pesados, como fuzis, e tecnologias avançadas, incluindo equipamentos antidrones, para fortalecer o poder bélico da facção nas comunidades do Rio.

Junto com o ex-deputado, também foram detidos na mesma operação seu assessor parlamentar, Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, conhecido como “Dudu”, e Gabriel Dias de Oliveira, o “Índio do Lixão”, apontado como uma das lideranças do tráfico na região.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para vagas em curso técnico do setor de Óleo e Gás

Crédito: Hélio Melo / Firjan Com foco em áreas industriais estratégicas, o Programa Autonomia e…

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

O senado federal aprovou na tarde desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei nº 4.088/2023…

Cavaliere revoga licença no Aterro, Satiê recua na Câmara e Bacellar volta ao centro das conversas – Bastidores do Rio

Quintino Gomes Freire – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Indo bemA revogação do licenciamento para…

Ir para o conteúdo