O Complexo da Penha, localizado na Zona Norte, é mais uma comunidade carioca a receber equipamentos urbanos na Prefeitura. Nesta semana, a Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb deram início à instalação de 150 contêineres de grande capacidade na comunidade.
Ação integra o projeto da administração municipal para requalificar o espaço público de favelas e comunidades cariocas. O projeto já beneficiou os complexos do Jacarezinho e do Alemão, ambos também na Zona Norte, com contêineres de alta capacidade. A previsão da Prefeitura é de instalar 450 equipamentos nessas áreas vulneráveis, como explica Marli Peçanha, subprefeita dos Grandes Complexos.
“Estamos trabalhando para transformar os espaços públicos nas comunidades em locais onde os moradores se sintam bem, tenham mais saúde, dignidade e direitos iguais. Vamos estender a ação a outras áreas da cidade, promovendo, cada vez mais, melhores condições de vida para a população”, afirma Marli Peçanha.
Os contêineres têm capacidade para 1.200 litros e garantem um descarte de resíduos mais eficiente, além de evitar a exposição e o acúmulo de lixo nas comunidades. Com os equipamentos, as ruas ficam mais limpas, menos sujeitas a alagamentos e degradação ambiental e proliferação de doenças, como pontua Jorge Arraes.
“Nesses pontos de coleta participativa, os moradores podem depositar o lixo. corretamente, evitando a degradação do ambiente e facilitando o recolhimento. Para isso, é importante a colaboração de todos”, comenta o presidente da Comurb.
Durante a instalação dos equipamentos, a Subpreteitura dos Grandes Complexos e a Comlurb realizam rodas de conversa para esclarecer os moradores sobre a importância do descarte correto.
Para facilitar a transmissão do conteúdo, a subprefeitura utiliza materiais educativos com informações atualizadas. Com o trabalho, a Prefeitura contribui para evitar problemas ambientais, como a contaminação do solo e de águas subterrâneas.
Ecoponto no Complexo da Penha
O Parque Proletário, também no Complexo da Penha, vai ganhar um novo Ecoponto, com caixas compactadoras e metálicas para facilitar a coleta. Moradores da vizinha Vila Cruzeiro também serão beneficiados. O serviço funcionará 24 horas por dia.