Suco de beterraba pode ajudar músicos, nadadores, cantores e mergulhadores, diz pesquisa

Suco de beterraba pode ajudar músicos, nadadores, cantores e mergulhadores, diz pesquisa

Quem toca clarinete, trompete ou qualquer instrumento de sopro deve começar a tomar suco de beterraba antes de tocar, ajudando-os a terem mais fôlego, diz pesquisa.

Tomar um copo de suco concentrado de beterraba poderia ajudar mergulhadores e nadadores a prenderem a respiração por mais tempo, permitindo até mesmo que cantores sustentem notas por um período superior, comparado a pessoas que não tomam o suco antes dessas atividades.

O suco ajuda o corpo a realizar esses trabalhos de forma mais eficiente porque contém altos níveis de nitrato que, uma vez dentro do corpo, é transformado em um composto chamado óxido nítrico.

Isso ajuda os músculos a realizarem o mesmo trabalho, porém utilizando menos oxigênio, o que significa que seu fôlego aumentará com menos quantidades de inspirações de ar.

A pesquisa é da Universidade de Exeter, Inglaterra e do instituto MID na Suécia. O experimento foi publicado na revista Respiratory Phisiology & Neurobiology, mostrando que os participantes conseguiram segurar a respiração embaixo d’água por um período muito maior tomando apenas 70 ml de suco concentrado antes da atividade.

Os pesquisadores disseram que o benefício também pode ser transferido para outros grupos que dependem da sua capacidade pulmonar, incluindo nadadores, cantores de ópera, jogadores de futebol e esportistas de alto impacto e até alpinistas que estão constantemente em grandes altitudes.

Harald Engan, líder da pesquisa, disse que o suco de beterraba permite que o organismo reduza sua necessidade de oxigênio para realizar as atividades musculares, aumentando a eficiência respiratória.

Deixe uma resposta