quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 8:54

  • Home
  • Destaque
  • Temporal desabriga 74 no litoral de SP; tromba d’água assusta banhistas em Paraty

Temporal desabriga 74 no litoral de SP; tromba d’água assusta banhistas em Paraty

Defesa Civil mantém alerta para deslizamentos na Baixada Santista e Litoral Norte; no RJ, meteorologista explica fenômeno que formou coluna de água no mar

Divulgação / Defesa Civil do Estado de São PauloAlagamento em Mongaguá, na Baixada Santista

Um temporal no litoral de São Paulo deixou ao menos 74 pessoas desabrigadas neste domingo (4), principalmente nas cidades de Ubatuba, Mongaguá e Cubatão. A Defesa Civil estadual informou que o alerta para novos alagamentos e deslizamentos continua na Baixada Santista e no Litoral Norte.

O órgão disse realizar monitoramento contínuo e manter equipes mobilizadas nas ruas, além de ter enviado botes para todos os municípios afetados. No Rio de Janeiro, banhistas da praia de Martim de Sá, em Paraty, se assustaram com a formação de uma tromba d’água, no domingo. Um dos vídeos nas redes sociais capta a movimentação de uma espécie de coluna úmida entre água e as nuvens, levantando a água do mar (veja mais abaixo).

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A tromba d’água é um tornado que se forma sobre grandes corpos d’água, como rios, represas, lagos, mares e oceanos. A explicação foi dada por Mariana Pallotta, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante entrevista à Rádio Eldorado nesta segunda-feira (5). Segundo ela, apesar de assustador, esse fenômeno se concentra no mar e não avança para a praia.

 

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF restitui documentos imperiais brasileiros ao Arquivo Nacional

A Polícia Federal (PF) restituiu nesta quarta-feira (17) ao acervo do Arquivo Nacional documentos históricos…

200 Anos de Literatura do Mundo

Baía de Kotor. Foto: Olav Schrader O cenário é de rara beleza. Um fiorde de…

Projeto dispensa licitação para medicamentos produzidos pela Hemobrás

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que dispensa a…

Ir para o conteúdo