terça-feira, 16 de junho de 2026 - 10:31

  • Home
  • Alerj
  • TJ-RJ transfere juiz após denúncias de constrangimento e ‘cenário de inquisição’

TJ-RJ transfere juiz após denúncias de constrangimento e ‘cenário de inquisição’

Foto: Alan Pacheco/g1

O juiz Luis Cláudio Rocha Rodrigues, da 1ª Vara Criminal de Petrópolis, será transferido para uma Vara Cível em Magé, em decisão tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A mudança não representa promoção, mas uma medida do tribunal para permitir que o magistrado se recomponha no exercício da magistratura. Informações são da coluna Ancelmo Gois, do O Globo.

Luis Cláudio ficou marcado na Vara Criminal da cidade serrana por episódios de “falta de urbanidade”, utilizando linguagem considerada inadequada com réus e testemunhas. Advogados denunciaram sua conduta, e a Corregedoria do TJ-RJ abriu um processo administrativo para apurar irregularidades. Entre as acusações constam falta de imparcialidade no julgamento de um réu, constrangimento de partes e a criação de um “cenário de inquisição” dentro da sala de audiência.

Durante o processo, os desembargadores verificaram que o juiz já possuía duas punições de censura e um afastamento de 120 dias determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A expectativa do tribunal é que, ao atuar em uma Vara Cível, Luis Cláudio reflita sobre sua conduta e retome suas funções com postura adequada, preservando o respeito aos princípios éticos da magistratura.

O TJ-RJ enfatizou que a transferência é uma oportunidade de recomposição, garantindo que o magistrado continue atuando, mas em um ambiente diferente daquele em que surgiram os problemas de conduta.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Araruama lidera geração de empregos na Baixada Litorânea e amplia projeção de Dani Soares

A prefeita de Araruama, Daniela Soares, mais conhecida como Dani Soares, vem ganhando espaço político…

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.019 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

Chuva na Rocinha supera em mais de duas vezes a média de junho

Agentes da Comlurb e da Seconserva trabalham para liberação do trecho na Rocinha. Foto: Comlurb/…

Ir para o conteúdo