
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro refez nesta terça-feira (31), às 15h, a totalização dos votos para deputado estadual das eleições de 2022, depois da cassação do diploma de Rodrigo Bacellar pelo TSE e da anulação dos 97.822 votos recebidos por ele. O procedimento ocorreu no Palácio da Democracia, sede do TRE-RJ, sob condução do desembargador Claudio de Mello Tavares.
O resultado prático foi a confirmação de que a cadeira fica com o PL. Apesar da recontagem, não houve mudança na divisão de cadeiras entre partidos e federações na Alerj. Ao anunciar o resultado, o presidente do TRE-RJ afirmou: “Não houve alteração na distribuição das cadeiras entre partidos e federações. O deputado estadual eleito pelo PL passa a ser o senhor Carlos Augusto Nogueira Pinto”.
Na prática, o que houve foi a devolução ao PL da vaga que estava com Bacellar. Quando foi eleito em 2022, o ex-presidente da Alerj era filiado ao partido, mas depois migrou para o União Brasil. Com a cassação e a exclusão dos votos dele da conta final, a cadeira voltou para a legenda original.
Na prática, a retotalização promovida pelo TRE-RJ faz o processo voltar ao momento final das eleições de 2022, quando Dr. Carlos Augusto havia ficado na suplência. Só que ele já foi efetivado com a renúncia de Dr. Serginho, eleito prefeito de Cabo Frio. Com isso, quem assume o mandato em definitivo agora é Renan Jordy.
A retotalização foi determinada depois do julgamento do TSE que cassou Rodrigo Bacellar no caso envolvendo o uso eleitoral de estruturas públicas, como a Fundação Ceperj. A decisão também atingiu o ex-governador Cláudio Castro, declarado inelegível por oito anos.
Depois da publicação da ata e dos relatórios da nova totalização, será aberto prazo para eventuais questionamentos. Só após essa etapa virão a homologação, a diplomação e a comunicação formal à Alerj sobre a nova composição individual da cadeira.