quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 12:03

  • Home
  • Política
  • TRE-SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli

TRE-SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, nesta sexta-feira (13), para cassar o mandato e deixar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) inelegível por divulgar informações falsas sobre as eleições de 2022.

Iniciado por uma ação da também deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o caso tem quatro votos contra a parlamentar. A corte é composta por sete juízes.

O julgamento foi interrompido por um pedido de vista da juíza Maria Cláudia Bedotti.

Com a decisão, a parlamentar pode ficar inelegível até 2030. Ela ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento surgiu de publicações feitas nas redes sociais por Zambelli com ataques ao sistema eleitoral e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao votar a favor da condenação, o desembargador Encinas Mafré citou “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”, e comentou sobre uma publicação que a deputada teria feito em 2022 em que divulgava que urnas eletrônicas na cidade de Itapeva, no interior de São Paulo, teriam sido manipuladas.

Em nota, Zambelli diz que “nada mudou”.

“Por enquanto, a maioria está formada, no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido, com o pedido de vista que foi feito”, declarou a deputada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Festival Sabores do Mundo volta ao Taste Lab do NorteShopping

O Taste Lab do NorteShopping entrou no clima do futebol com a segunda edição do…

Eduardo Paes recebe apoio de lideranças em Barra do Piraí

Reprodução Redes Sociais O pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes…

PM apreende mais de 30 balões em pouco mais de um mês no Rio

A Polícia Militar do Rio apreendeu 31 balões em várias cidades fluminenses, entre 7 de…

Ir para o conteúdo