quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 4:39

  • Home
  • Brasil
  • Trump não descarta uso da força militar para tomar Groenlândia

Trump não descarta uso da força militar para tomar Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse neste domingo (4) que não descarta o uso da força militar para tomar a Groenlândia, insistindo que a ilha rica em recursos é necessária para fins de segurança nacional.

“Eu não descarto isso”, disse Trump à NBC News. “Eu não digo que vou fazer isso, mas eu não excluo nada”, acrescentou.

“Precisamos muito da Groenlândia,” continuou. “A Groenlândia tem uma quantidade muito pequena de pessoas, que vamos cuidar, e vamos apreciá-los, e tudo isso. Mas precisamos disso para a segurança internacional.”

O desejo de Trump de anexar a Groenlândia levantou questões sobre a segurança futura do território dinamarquês semiautônomo, já que os EUA, Rússia e China competem por influência no Ártico. Trump tem repetidamente manifestado interesse em tomar a ilha pela força ou coerção econômica, mesmo quando a Dinamarca e a Groenlândia rejeitam a ideia.

Tensão com o Canadá

Enquanto isso, Trump disse que era “altamente improvável” que ele usaria força militar em uma tentativa de anexar o Canadá, que ele tem falado repetidamente sobre tornar o país no 51º estado dos EUA.

“Eu não vejo isso com o Canadá. Eu simplesmente não vejo isso, tenho que ser honesto com você”, disse ele.

O primeiro-ministro canadense Mark Carney, que foi eleito em parte devido a uma onda de sentimento anti-Trump no país, está programado para visitar o presidente dos EUA em Washington na terça-feira.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo do Rio abre pregão de R$ 1,3 bilhão para alimentação nos presídios

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (17/06),…

Rio passa a pesar na análise de risco de investidores e pode encarecer crédito para empresas

Foto: Rafael Azevedo Além dos tradicionais indicadores financeiros, investidores e instituições…

Governo do Rio amplia estrutura do CGE-RJ para reforçar controle interno e transparência no estado

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) ganhou uma nova estrutura para…

Ir para o conteúdo