O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na manhã desta terça-feira(15), que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos é “um símbolo bom da política brasileira”. A fala do presidente da república foi durante a sanção do Projeto de Lei que tornou Campos Herói Nacional.
“A gente não pode deixar que a sociedade reconheça o político pela quantidade de agressividade e de mentira. Nós temos que mostrar que um político pode ser humano. Que um político pode construir uma família extraordinária como Eduardo construiu”, disse Lula.
O nome de Eduardo Campos foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Criada em 1992, a obra reúne personalidades brasileiras que participaram na construção da democracia brasileira e que dedicaram sua vida ao Brasil. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso Nacional.
Eduardo Campos é pai do prefeito de Recife, João Campos (PSB) e do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE). O ex-governador de Pernambuco morreu em um acidente aéreo, em 2014.
Outras Sanções
Outros quatro Projetos de Lei aprovados pelo Congresso Nacional foram sancionados pelo presidente Lula, nesta terça (15).
São eles:
- PL n° 3090/ 2023, que institui o Dia Nacional da Música Gospel, a ser comemorado em 9 de junho (https://www.cnnbrasil.com.br/politica/em-novo-aceno-aos-evangelicos-lula-sanciona-dia-nacional-da-musica-gospel/);
- PL n° 1765/2024, que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, no Município de Santarém, no Pará;
- PL n° 24/2020, que reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura brasileira;
- PL n° 6204/2023, que declara o educador Anísio Teixeira Patrono da Escola Pública Brasileira. O título é uma homenagem cívica concedida a brasileiros mortos há pelo menos dez anos, que tenham se dedicado à educação durante a vida.
PT x PL: qual partido elegeu mais candidatos e como ficam no 2º turno?