A valorização do ouro no mercado internacional tem afetado a dinâmica da criminalidade nas ruas do Rio de Janeiro. Câmeras de segurança, instaladas em pontos diferentes da capital, têm registrado ataques de ladrões a pessoas com cordões, anéis, alianças e outras peças produzidas em ouro.
Os roubos seguem um padrão de ação, com as vítimas sendo surpreendidas na rua ou dentro do carro e tendo as joias arrancadas pelos assaltantes em frações de segundos. Nos últimos dias, foram inúmeros os casos, segundo o g1.
Na Tijuca, na Zona Norte, um mulher teve o seu cordão arrancado por um ladrão enquanto andava pela calçada. Na Zona Sul, o flagrante aconteceu no bairro da Glória, onde dois ladrões armados desceram de uma moto e roubaram a corrente de uma vítima. No Catete, próximo dali, um bandido acompanhou um grupo de pessoas e pegou a joia de uma delas. E na Vila da Penha, um homem foi rendido e teve o seu cordão roubado na calçada.
Ao g1, uma comerciante relatou que estava dentro do carro com o marido, quando foi abordada por um ladrão armado. O assaltante, segundo ela colocou parte do corpo dentro do veículo e arrancou o cordão que ela usava. Ele também levou a aliança de ouro que pertencia à sua mãe dela, então falecida recentemente.
Em julho, o estacionamento de um supermercado, no Recreio dos Bandeirantes, foi palco do assalto a um empresário de 66 anos, que foi baleado ao ter o seu cordão de ouro levado pelos criminosos.
O Aterro do Flamengo é um dos pontos com mais incidência de roubos desse tipo; por isso, a Polícia Militar (PM) reforçou o patrulhamento.
Ao g1, por meio de nota, a Polícia Civil disse que todos os casos registrados são investigados e que muitos dos ladrões são reincidentes. A corporação destacou que trabalha em parceria com a Polícia Militar e realiza fiscalizações em negócios que vendem joias e metais preciosos.
Ao veículo, a PM afirmou que atua, com base na análise dos indicadores criminais, para combater os crimes patrimoniais. Para isso, reforça o policiamento ostensivo e realiza ações integradas em áreas com maior incidência de ocorrências.
Nas áreas onde foram registrados os flagrantes citados, segundo a PM, teria havido uma redução de 16% nos roubos em geral no primeiro semestre deste ano.
Ouro valorizado aumenta interesse de criminosos
A instabilidade da economia global fez os investidores procuraram aplicações em ouro – considerado um ativo de segurança -, o que fez o preço do metal disparar nos últimos anos.
A grama de ouro puro passou a oscilar entre mais de R$ 650 e quase R$ 900, mais que o dobro do valor registrado há dois anos. A valorização no mercado chamou a atenção dos criminosos, que veem no ativo uma forma rápida de fazer dinheiro, já que as joias podem ser revendidas ou derretidas facilmente.
Com informações do G1.