quarta-feira, 13 de maio de 2026 - 12:07

  • Home
  • Brasil
  • Vice dos EUA anuncia visita a base militar americana na Groenlândia

Vice dos EUA anuncia visita a base militar americana na Groenlândia

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, anunciou nesta terça-feira (25) que se juntará à segunda-dama Usha Vance em sua próxima viagem à Groenlândia.

A dupla visitará a Base Espacial Pituffik, uma instalação militar americana na ilha, e receberá um relatório sobre as medidas de segurança do Ártico. Eles também irão se reunir com militares dos EUA, de acordo com uma declaração do gabinete do vice-presidente.

A parada “ocorrerá no lugar da visita previamente anunciada da segunda-dama à corrida de trenós puxados por cães Avannaata Qimussersu em Sisimiut”, de acordo com a declaração.

Em um vídeo no X, o vice-presidente disse: “Houve tanta excitação em torno da visita de Usha à Groenlândia nesta sexta-feira que decidi que não queria que ela se divertisse tanto sozinha, então vou me juntar a ela. Vou visitar alguns de nossos Guardiões na Força Espacial na costa noroeste da Groenlândia e também verificar o que está acontecendo com a segurança lá.”

“Muitos outros países ameaçaram a Groenlândia, ameaçaram usar seus territórios e suas hidrovias para ameaçar os Estados Unidos, ameaçar o Canadá e, claro, ameaçar o povo da Groenlândia”, Vance continuou, acrescentando que o objetivo do governo Trump é “revigorar” a segurança da Groenlândia.

O anúncio da visita da segunda-dama junto com uma delegação dos EUA, incluindo o conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz, foi caracterizado como “altamente agressivo” pelo primeiro-ministro da Groenlândia, Múte B. Egede.

Ela também ocorre em meio a declarações do presidente Donald Trump sobre anexar o território semiautônomo dinamarquês.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 60 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 3.007 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (12). O…

Alerj aprova criação do Prêmio Dorinha de Mello Pacheco em defesa das pessoas com deficiência

Dorinha de Mello Fonseca A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou,…

Reunião entre Lula e Trump foi marcada por respeito mútuo, diz Durigan

O encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados…

Ir para o conteúdo