Volta às aulas da rede municipal somente após o Carnaval

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

No entanto, professores e pessoal de apoio passam por treinamentos antes. Estimativa é de que as atuais 13 escolas recebam cerca de 2,4 mil alunos

Cantagalo – Os alunos da rede municipal de ensino de Cantagalo voltarão às aulas somente após o Carnaval. O início do ano letivo, que terá 200 dias, será em 15 de fevereiro, conforme informou a Secretaria Municipal de Educação. A estimativa, segundo a secretária Fernanda Torres, é de que a rede conte este ano com cerca de 2,4 mil alunos, considerando não só a demanda, mas o número de vagas disponíveis nas atuais 13 escolas municipais. As matrículas, que estão abertas desde o ano passado, se estendem até o final de fevereiro.

No entanto, os profissionais de educação retornam ao trabalho antes. Conforme a programação da Secretaria de Educação, esta semana já está sendo realizado um estudo com participação dos supervisores escolares. Entre os temas estão: Base Curricular Nacional Comum, Projeto Avaliação, Ciclo de Avaliação, Aceleração da Aprendizagem, discussão sobre o Fórum Municipal de Educação, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Projeto Informática Educativa, e Legislação.

Na última semana de janeiro, entre os dias 25 e 29, será realizada formação para lançamento de alunos, criação de turmas e cadastro de professores no Sistema Educacional. Esse treinamento é dirigido a diretores, auxiliares de secretaria e secretários das escolas.

Já em 1º de fevereiro, segunda-feira, a partir das 8 horas, no salão da Escola Municipal Lameira de Andrade, será realizada uma reunião geral com professores, auxiliares, merendeiras, motoristas, entre outros profissionais. A pauta será generalizada. No mesmo dia, à tarde, serão tratados os remanejamentos de professores.

No dia seguinte (2), terça-feira, o encontro será por segmento e acontecerá no polo do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), quando serão discutidos temas como o planejamento anual e a Base Curricular Nacional Comum.

Em 3 de fevereiro, quarta-feira, serão realizados dois cursos, também na Escola Municipal Lameira de Andrade: a partir das 8 horas, informática educativa para professores; às 13 horas, curso para as merendeiras.

No último dia de preparação dos profissionais para o ano letivo, 4 de fevereiro, quinta-feira, os profissionais de educação receberão, também no salão da Escola Municipal Lameira de Andrade, a partir das 14 horas, palestra com a professora Andressa Vidal, formadora do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o tema ‘Organização Escolar em Ciclos’. O evento é dirigido a professores da educação infantil e do primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Na sexta-feira, 5 de fevereiro, todos os professores já deverão estar em suas escolas para os preparativos para recebimento dos alunos, já que se trata do último dia útil antes do recesso de Carnaval, que será realizado de 5 a 9 de fevereiro.

Alunos de Ponte do Ismério e Porto Marinho serão transferidos

Este ano, através de decretos, a Prefeitura suspendeu as atividades de mais duas escolas municipais: Porto Marinho, na localidade rural de Porto Marinho, em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, e Victor Boquimpani, em Ponte do Ismério, zona rural de Euclidelândia, terceiro distrito.

Conforme os decretos, os poucos estudantes dessas unidades serão transportados para escolas próximas. No caso de Porto Marinho, para a Escola Municipal Coronel Manoel Marcelino de Paula, no Centro de São Sebastião do Paraíba, ou para a Escola Municipal Antônio Raposo, em Boa Sorte, quinto distrito. Já os alunos da Victor Boquimpani serão transferidos para a Escola Municipal Elestar Caetano Mendes, em Euclidelândia. A Secretaria Municipal de Educação oferecerá o transporte diário aos estudantes, medida mais viável que a manutenção da estrutura dos prédios com os poucos alunos matriculados.

Redação: Gilmar Marques
Foto: Gilmar Marques/Arquivo

Deixe uma resposta