quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 6:08

  • Home
  • Brasil
  • “Cérebro bem preparado é prevenção para Alzheimer“, diz neurologista

“Cérebro bem preparado é prevenção para Alzheimer“, diz neurologista

O professor-titular de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Nitrini, falou sobre a prevenção da doença de Alzheimer durante sua participação no programa CNN Sinais Vitais. Nitrini enfatizou que, embora as pesquisas tenham avançado, ainda não é possível falar em cura para esta condição neurológica.

Segundo o especialista, a melhor estratégia é focar na prevenção de outros problemas de saúde que podem afetar o cérebro. “Se o indivíduo tiver o cérebro bem preparado, mesmo que ele venha a ter a doença de Alzheimer, ela vai demorar para se manifestar”, disse Nitrini ao Dr. Kalil.

O neurologista recomenda uma abordagem holística para manter a saúde cerebral. Isso inclui a prática regular de exercícios físicos, o controle adequado de condições como hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes, além do estímulo contínuo da atividade intelectual.

“Tudo isso para manter o cérebro em boas condições para que, se sobrevier a doença, que se manifeste de modo menos intenso”, ressaltou Nitrini.

O especialista acrescentou que, embora as opções atuais sejam limitadas, há esperança de que novas medicações e abordagens possam surgir nos próximos anos, permitindo uma intervenção mais eficaz contra o Alzheimer.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Acidente entre ônibus e caminhão fecha Avenida Niemeyer e deixa três feridos

Como alternativa, a recomendação é utilizar a Autoestrada Lagoa-Barra …

Aportes para MCMV são ampliados para R$ 200 bilhões

O governo federal anunciou uma série de medidas para reforçar o papel da construção civil…

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão dos medicamentos Gluconex e Tirzedral,…

Ir para o conteúdo