
De abril a agosto de 2026, o Sesc RJ reúne escritores, pesquisadores e artistas em Núcleos de Literatura, programa cultural destinado à reflexão e troca de conhecimentos, que acontece gratuitamente em oito unidades fluminenses.
Na programação, o público terá acesso a oficinas, palestras, debates e vivências criativas. A formação culmina com a apresentação dos processos desenvolvidos ao longo dos encontros.
Os Núcleos de Literatura contam com atividades presenciais e em formato online, com imersões em práticas e pesquisas que atravessam a escrita em suas múltiplas dimensões, incluindo seus diálogos com outras linguagens artísticas.
Cada núcleo oferece uma temática específica, que é conduzida por profissionais de destaque. As atividades são realizadas de forma descentralizada pelo território fluminense, para ampliar o acesso à formação literária e à diversidade de vozes, narrativas e perspectivas.
Entre os temas abordados estão feminismos latino-americanos, infâncias e juventudes, oralidades e slam poetry, cartografias afrodiaspóricas, contação de histórias, poesia expandida e escrita de crônicas.
Em Copacabana, o núcleo “Feminismos latino-americanos: corpo e território”, tem mentoria da escritora Heleine Fernandes e investiga as relações entre escrita, território e oralidade, a partir de perspectivas interdisciplinares e protagonismo feminino.
Na Tijuca, o núcleo “Infâncias e Juventudes: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” tem condução de Simone Mota e vai bordar processos educativos e formação cultural de crianças e jovens.
No Sesc Madureira, o núcleo “Vozes que ocupam: oralidades e slam poetry”, tem orientação de Valeska Torres e explora a oralidade como prática artística e social, articulando criação poética e performance.
Na unidade de Ramos, Rafael Mattoso conduz o núcleo “Afrodiaspórico: cartografia negro poética da Zona da Leopoldina” e investiga conexões históricas e culturais da região com o continente africano.
A programação inclui ainda o núcleo “Kuma: Artesania de Palavras”, em Nova Iguaçu, com Anderson Barreto; o “Ateliê de Histórias”, acontece em Botafogo, com Warley Goulart; o núcleo “Palavra expandida: poema e deriva”, no Cocotá, tem orientação de Gab Marcondes e Luiza Leite; e o núcleo “Kairós”, em Nova Friburgo, conta com Gabriel Cardoso.
Durante a programação, os participantes terão contato com convidados de diferentes áreas, para ampliar o repertório e fortalecer as redes de criação e pensamento.
SERVIÇO
Núcleos de Literatura 2026 | Sesc RJ
Período: abril a agosto de 2026
Formato: presencial (unidades Sesc RJ) e online
Inscrições: online, por meio do formulário bit.ly/NucleosDeLiteratura2026.
Gratuitas.
Unidades e núcleos:
Sesc Copacabana
Feminismos latino-americanos: corpo e território
Mentoria: Heleine Fernandes
Sábados, das 10h às 13h
11 de abril a 18 de julho de 2026
Sesc Tijuca
Infâncias e Juventudes: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança
Mentoria: Simone Mota
Sábados, das 10h às 13h
18 de abril a 01 de agosto de 2026
Sesc Madureira
Vozes que ocupam: oralidades e slam poetry
Mentoria: Valeska Torres
Sábados, das 10h às 13h
11 de abril a 18 de julho de 2026
Sesc Ramos
Afrodiaspórico: cartografia negro poética da Zona da Leopoldina
Mentoria: Rafael Mattoso
Sábados, das 14h às 17h
11 de abril a 25 de julho de 2026
Sesc Nova Iguaçu
Kuma: Artesania de Palavras
Mentoria: Anderson Barreto
Sábados, das 10h às 13h
11 de abril a 25 de julho de 2026
Sesc Botafogo
Ateliê de Histórias
Mentoria: Warley Goulart
Segundas, das 14h às 18h
04 de maio a 31 de agosto de 2026
Sesc Cocotá
Palavra expandida: poema e deriva
Mentoria: Gab Marcondes e Luiza Leite
Sábados, das 14h às 17h
11 de abril a 18 de julho de 2026
Sesc Nova Friburgo
Kairós: Krônicas, Arte, Imaginação, Reflexões, Oralidade e Sociedade
Mentoria: Gabriel Cardoso
Sábados, das 10h às 13h
11 de abril a 25 de julho de 2026
