sexta-feira, 29 de maio de 2026 - 10:49

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • TRF2 condena Sérgio Cabral e outros réus por fraudes em obras do PAC das Favelas

TRF2 condena Sérgio Cabral e outros réus por fraudes em obras do PAC das Favelas

A 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou uma sentença de primeira instância e condenou o ex-governador Sérgio Cabral Filho e outros réus por irregularidades em contratos das obras do PAC das Favelas, no Rio de Janeiro.

A decisão, tomada nesta quinta-feira (28/05), também atinge ex-secretários estaduais, dirigentes públicos e empreiteiras envolvidas nas licitações. O processo trata de suspeitas de fraude em licitações, formação de cartel, pagamento de propina e superfaturamento em contratos de obras públicas.

Segundo o Ministério Público Federal, o esquema teria sido estruturado ainda em 2007, com divisão prévia de lotes entre empresas, direcionamento de editais e execução contratual com sobrepreço, o que teria gerado prejuízo aos cofres públicos. O órgão estimou dano de R$ 242 milhões e pediu ressarcimento, além de multa civil, sanções administrativas e indenização por danos morais coletivos.

O caso envolve ao todo 21 pessoas físicas e jurídicas. Em primeira instância, os pedidos haviam sido julgados improcedentes, mas o MPF e o governo do estado do Rio recorreram ao TRF2.

O relator da apelação, desembargador federal Ricardo Perlingeiro, votou pela condenação parcial dos réus. O colegiado decidiu pelo ressarcimento ao erário e pela aplicação de sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, incluindo a suspensão dos direitos políticos de Cabral por 14 anos. O pedido de indenização por dano moral coletivo foi rejeitado.

A defesa do ex-governador, feita pela advogada Patrícia Proetti, afirmou que a decisão é “inconsistente e apresenta irregularidades” e informou que vai recorrer.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Guta Ramos assume Diretoria de Conteúdo e Programação da EBC

A documentarista Maria Augusta Ramos foi nomeada Diretora de Conteúdo e Programação (Dicop) da Empresa…

Douglas Ruas pediu para assumir o Governo do Estado do Rio de Janeiro alegando estar na linha sucessória

Foto: Octacílio Barbosa Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Douglas Ruas…

Rádio MEC transmite homenagem ao pianista Luiz de Moura Castro

O programa Sala de Concerto, da Rádio MEC, apresenta nesta sexta-feira (29), às 17h, edição especial em homenagem…

Ir para o conteúdo