sexta-feira, 3 de julho de 2026 - 7:31

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Rio inaugura primeiro Escritório Nacional Antifacção no Palácio da Fazenda

Rio inaugura primeiro Escritório Nacional Antifacção no Palácio da Fazenda

O Governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública inauguraram, na tarde desta sexta-feira (3/7), o primeiro Escritório Nacional Antifacção do Rio de Janeiro (ENA/RJ). A nova estrutura permanente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) funcionará no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio.

O objetivo do escritório é ampliar a integração entre União, estado e municípios no enfrentamento às organizações criminosas. A unidade também será usada para aproximar as forças de segurança, facilitar o compartilhamento de informações de inteligência e dar suporte a operações conjuntas no território fluminense.

Com a instalação do ENA/RJ, o governo federal amplia sua presença institucional em uma das áreas mais sensíveis da segurança pública no país. A estrutura deve atuar como ponto de articulação entre órgãos federais, estaduais e municipais, com foco no combate a facções criminosas.

Integração entre forças de segurança

A nova unidade se soma aos investimentos recentes do governo estadual na modernização da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

A expectativa é que o escritório ajude no intercâmbio de dados usados no planejamento de operações. A troca de informações é considerada uma das principais frentes para ações mais rápidas contra grupos criminosos que atuam no Rio de Janeiro.

O governador Ricardo Couto apontou a criação do escritório como um passo importante para superar barreiras institucionais e políticas na área de segurança pública. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, defendeu a modernização das estratégias de enfrentamento ao crime organizado e a transformação das ações conjuntas em política de longo prazo.

A instalação do Escritório Nacional Antifacção no Rio faz parte das diretrizes do programa Brasil Contra o Crime Organizado. A unidade terá atuação direta na articulação institucional, no compartilhamento de inteligência e no suporte logístico e operacional às ações integradas das forças de segurança no estado.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula entra para a história da redemocratização com 3º mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, inicia neste domingo (1º) o…

Governo reforça SUS com 760 profissionais em enfermagem obstetrícia

O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…

Escritório Antifacção no RJ vai integrar forças estaduais e federais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou nesta sexta-feira (03) o Escritório Nacional Antifacção do…

Ir para o conteúdo