terça-feira, 3 de setembro de 2024 - 12:30

  • Home
  • Geral
  • A capital abre as portas para os sabores do interior fluminense

A capital abre as portas para os sabores do interior fluminense

A mesa está posta com as delícias da agroindústria familiar do Estado

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo e a primeira dama do Estado, Maria Lúcia Jardim participaram, na noite desta quinta-feira (20), da abertura do Rio Gastronomia 2015, maior evento do gênero no país que acontece de 21 a 23 e de 27 a 30 de agosto no Jockey Club, na Gávea, Rio de Janeiro. Entre as atrações da 5ª edição do evento, a Feira dos Sabores, reúne 21 agroindústria familiares do interior fluminense, além de oito alambiques de cachaça, incentivados pelo Programa Prosperar.
Em um espaço exclusivo para a mostra, os produtores demonstram que estão acompanhando a evolução do segmento, levando para a feira produtos sofisticados como queijos curados, mixes de frutas secas, chutneys e caponatas diretamente dos sítios promovendo um verdadeiro banquete na mesa do consumidor.
Christino Áureo e Maria Lúcia percorreram os estandes apreciando as delícias da produção rural fluminense. Para o secretário, o evento é uma grande oportunidade para o mercado conhecer a verdadeira revolução que está acontecendo no interior.
– Quando iniciamos com o Prosperar, que fomenta o desenvolvimento das agroindústrias familiares, queríamos que os produtores enxergassem a possibilidade de agregar valor ao que era produzido na sua propriedade. Após capacitá-los quanto às questões de vigilância sanitária e legalização do empreendimento, atingimos o ponto que queríamos. Eles estão se aprimorando e acompanhando a demanda do mercado por produtos mais sofisticados. O governador Luiz Fernando Pezão não se cansa de insistir que devemos dar condições para que os municípios se desenvolvam – afirmou.
Os alambiques de cachaça também seguem a tendência e, nesta edição, ganharam espaço exclusivo. A Feira da Cachaça reúne oito produtores fluminenses com cachaças premiadas internacionalmente. No local, o visitante poderá degustar as marcas Coqueiro, Werneck, da Quinta, Sete Engenhos, Fazenda Soledade, Reserva do Nosco, Alambique Engenho Douro e Pedra Branca, que com seus diferentes rótulos comprovam que o berço da branquinha é realmente o Rio de Janeiro.
O Rio Gastronomia reúne ainda 130 casas entre restaurantes, bares, botecos, sorveterias e padarias que se destacaram no circuito gastronômico carioca ao longo do ano. Os foodtrucks, novidade recente no reino da gastronomia, também estão presente nesta edição.
Como a gente não quer só comida, a noite de hoje se encerra com Andy Summers (ex-The Police), que toca ao lado de Rodrigo Santos, às 21h. Mart’nália e Evandro Mesquita reforçam o time nas próximas apresentações. A área de convivência tem entrada gratuita. Na sexta, o espaço funciona das 16h às 23h; no sábado, do meio-dia às 23h; e no domingo, do meio-dia às 21h.

VEJA MAIS

PIB da África do Sul acelera a 0,4% no 2º trimestre de 2024

O Produto Interno Bruto (PIB) da África do Sul cresceu 0,4% no segundo trimestre de…

Cientistas tentam criar ilhas artificiais nas Maldivas

Em todo o mundo, as linhas costeiras estão sob ameaça devido ao aumento do nível…

Uma em cada quatro denúncias de violência política de gênero foi encerrada ou arquivada, diz pesquisa

Três anos após a criação da primeira lei federal sobre violência política de gênero, sancionada…

Pular para o conteúdo