Representantes da Prefeitura de Cabo Frio – Região dos Lagos Fluminense – estiveram nesta sexta-feira (21) em Nova Friburgo, onde vieram conhecer o Programa Cidade Inteligente – programa de monitoramento da cidade por câmeras.
Enviados pelo prefeito Alair Francisco Corrêa, o coordenador do estacionamento público, Marcelo do Espírito Santo, e o secretário de Mobilidade Pública, Victor Moreira, iniciaram uma pesquisa para implantação desse serviço em Cabo Frio. A partir de pesquisas e através de uma reportagem, eles tiveram conhecimento de que Nova Friburgo já havia implantado o seu sistema. A comitiva cabofriense foi recebida pela secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, e pelo secretário de Governo, Edson Lisboa.
O primeiro local visitado foi a Sala de Crise da Central do Programa Cidade Inteligente. Durante a reunião, a secretária Eliana Amil fez uma palestra sobre como o programa foi implantado, desde a sua criação e captação de recursos, até os resultados que já são estão sendo obtidos.
De acordo com o secretário de Mobilidade Pública, Victor Moreira, “Cabo Frio tem que investir em tecnologia pois, somente no réveillon, a cidade reúne um milhão de pessoas. E por isso o prefeito Alair Corrêa quer investir nesse sistema”, afirmou.
Os representantes de Cabo Frio quiseram saber sobre como é feita a manutenção, como o programa foi implantado e qual a fonte de recurso. Victor e Marcelo também souberam, através de Eliana Amil, que a Prefeitura criou um protocolo de atuação da Central, sobre como proceder, principalmente, em relação às imagens captadas. Segundo informou, “conforme consta no protocolo, as imagens só são cedidas para os órgãos de justiça”.
Ronei Oliveira, técnico de informação da Prefeitura de Cabo Frio, disse que o prefeito Alair Corrêa incumbiu Marcelo e Victor como os responsáveis por implantar o sistema semelhante ao de Nova Friburgo na cidade praiana. Segundo disse, Nova Friburgo foi a primeira cidade que ele visitaram, mas eles também viajarão ao Rio de Janeiro e Niterói para conhecerem os sistemas dessas cidades.
Os visitantes também conheceram a Central de Monitoramento, onde puderam ver como funciona o sistema, que é formado pelo painel e os terminais de onde as 32 câmeras são operadas.
Texto: Antonio Mauro
Fotos: Daniel Marcus