quarta-feira, 6 de maio de 2026 - 5:44

  • Home
  • Alerj
  • Alerj aprova lei Henry Borel, priorizando investigação de crimes contra crianças

Alerj aprova lei Henry Borel, priorizando investigação de crimes contra crianças

Nesta quarta-feira (05), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única o projeto de lei conhecido como ‘Lei Henry Borel’, que garante a prioridade de investigação para crimes hediondos que resultem na morte de crianças e adolescentes. A medida segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PSC).

A medida ficou conhecida como “Lei Henry Borel”, em referência ao menino de quatro anos morto em março deste ano. Segundo inquérito da Polícia Civil, o padrasto, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e a mãe, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva, seriam os responsáveis pela morte da criança. Ambos foram preses e indiciados por homicídio duplamente qualificado.

Além da prioridade para conclusão dos casos, a lei também prevê que o Ministério Público dê prioridade na apuração de inquéritos policiais de crimes relacionados ao abuso, tortura, maus tratos, exploração sexual, tráfico e outras formas de violação de direitos de crianças e adolescentes. O projeto de lei é de autoria dos deputados Rodrigo Amorim (PSL) e Bebeto (Podemos). 

Essa medida é para trazer às vítimas, aos seus familiares e à sociedade como um todo uma resposta mais célere do poder público quanto à solução desses casos e quanto ao controle da criminalidade”, afirmou Amorim.

O pai de Henry, Leniel Borel, iniciou, no mês passado, uma campanha na internet com o objetivo de aumentar a punição para assassinatos de crianças quando cometidos por madrastas ou padrastos. O abaixo-assinado virtual pede a aprovação do projeto de lei que agrava de 1/3 (um terço) a até metade a pena para os crimes desse tipo e já conta com mais de 470 mil assinaturas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CBMERJ capacita especialistas em salvamento em desastres e inaugura centro de treinamento subaquático

Crédito: CBMERJ O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou,…

Lula autoriza Rio a trocar Regime de Recuperação Fiscal pelo Propag

O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. –…

Oito décadas tratando câncer pelo SUS no Rio, Hospital Mário Kroeff depende da população para sobreviver

Crédito: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio Fundado em 1944 pelo médico Mário Kroeff, o…

Ir para o conteúdo