quinta-feira, 11 de setembro de 2025 - 1:47

  • Home
  • Alerj
  • Alunos da rede municipal terão encontros sobre prevenção da violência de gênero

Alunos da rede municipal terão encontros sobre prevenção da violência de gênero

Reprodução: Internet

O programa Rio Lilás, destinado à conscientização de alunos da municipal de ensino carioca sobre a violência doméstica e prevenção da violência de gênero, racismo e discriminação, foi lançado nesta segunda-feira (18), pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, Fórum Central. O evento contou a participação de centenas de alunos e transmissão simultânea pelo YouTube.

O projeto, que é coordenado pela desembargadora Adriana Ramos de Mello, conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e Especial de Políticas para Mulheres e Cuidados. Estudantes a partir dos 10 anos de idade e adultos matriculados nas unidades atendidas pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) são os focos do programa.

As unidades de ensino receberão uma série de ações educativas, desenvolvidas de forma interinstitucional pelo TJRJ, como a visitação de magistrados e servidores que atuam na área às escolas nas chamadas de “Conexão Escola-TJRJ”.

Com o projeto, as autoridades pretendem incentivar a conscientização sobre violência de gênero; reflexão sobre direitos das mulheres e masculinidades; respeito e igualdade de gênero desde a infância; além de estreitar o relacionamento entre o Judiciário e a comunidade e fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica.

Antes das reuniões, as escolas participantes devem incluir em suas propostas pedagógicas o tema da violência contra meninas e mulheres, para incentivar os debates do “Conexão Escola-TJRJ”, após os quais os alunos criarão redações e desenhos. Os melhores trabalhos serão premiados com o “Selo/Prêmio Fluminense de Educação em Direitos das Mulheres Coem/TJRJ – Carolina Maria de Jesus”.

Também faz parte do Rio Lilás, a criação do “Espaço Maria da Penha”, nas salas de leitura das escolas, as quais serão equipadas com livros didáticos, cartilhas e revistas sobre a Lei Maria da Penha e Direitos das Mulheres.

Agenda do Rio Lilás será intensa em setembro. O programa terá a sua primeira atividade realizada no Ginásio Experimental Tecnológico Darcy Vargas, no bairro da Saúde. Com a presença da juíza Elen de Freitas Barbosa, o encontro acontece no dia 5 com alunos do 5º ano.

No dia 18, o programa contempla o Ciep Avenida dos Desfiles (EJA), no Setor 12 do Sambódromo, na Cidade Nova. À frente das atividades estará a juíza Luciana Fiala.

E, no dia 24 de setembro, Adriana Ramos de Mello, desembargadora e coordenadora da Coem, se encontra com os alunos do 6º ano do Ginásio Experimental Tecnológico Jenny Gomes, no Rio Comprido.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Festival na Zona Oeste celebra a infância com arte, cultura e sustentabilidade

A Praça Agapanto, em Vargem Grande, na Zona Oeste, será palco de uma celebração gratuita…

Câmara aprova Fundação Caixa para apoio de políticas públicas

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (10) por 310 votos favoráveis e 116 contrários, o projeto…

Unicef: obesidade infantil supera desnutrição pela 1ª vez no mundo

Uma em cada cinco crianças ou adolescentes do mundo está acima do peso, o que…

Ir para o conteúdo