
Crédito: Cristiano Masruha
O presidente em exercício da Alerj, Guilherme Delaroli (PL), foi à Cidade da Polícia nesta terça-feira (03/02) para agradecer o trabalho das forças de segurança após prisões e ações que impediram ataques terroristas planejados para o Centro do Rio. Desde segunda (02/02), o policiamento foi reforçado em diferentes pontos da região, incluindo o entorno da Assembleia, citada como possível alvo.
Delaroli se reuniu com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, e disse que a operação evitou uma tragédia. “Eu vim agradecer ao Dr. Felipe Curi e destacar todo trabalho da delegacia especializada, que fizeram cessar essa tentativa de agressão e impediram uma tragédia de acontecer. Agora, sabemos quem são os elementos, o que estavam pensando”, afirmou Guilherme Delaroli.
A ação citada pelo parlamentar é a Operação Break Chain, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Segundo a Polícia Civil, três pessoas foram presas e houve cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços na capital, na Região Metropolitana e no interior do estado.
A investigação, ainda de acordo com a Polícia Civil, começou após o monitoramento de grupos e páginas em redes sociais que estariam organizando manifestações antidemocráticas. No Rio, o ato teria sido marcado para a tarde de segunda (02/02) em frente à Assembleia, com menções ao uso de artefatos improvisados para causar pânico.
O encontro na Cidade da Polícia também teve a presença do deputado Márcio Gualberto (PL), presidente da Comissão de Segurança da Alerj, segundo a própria Casa.