terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 11:22

Banco de Jovens ultrapassa marca de mil cadastros

foto:Bruno Itan. Wallace Oliveira

Adolescentes entre 14 e 24 anos podem participar de cursos de capacitação

O RioSolidario ultrapassou a marca de mil cadastros no banco de talentos do programa Futuro Agora. O espaço reúne jovens entre 14 e 23 anos de comunidades carentes do Estado do Rio que estejam em risco ou vulnerabilidade social. O objetivo é, por meio das redes de parceiros, gerar oportunidades de emprego e capacitação profissional.

Na semana passada, mais 15 jovens, que tiveram seus currículos selecionados a partir do banco de dados da instituição, estiveram no RioSolidario para saber como funcionará a nova experiência de trabalho. Todos participarão do programa Jovem Aprendiz Nova Cedae.

Para Wallace Oliveira, de 19 anos, a oportunidade vai ajudá-lo a fazer um curso universitário. Seu sonho é cursar Engenharia Mecânica, baseado em uma experiência anterior como jovem aprendiz de outra empresa.

“Já terminei o Ensino Médio. Como tenho um filho de um ano, preciso trabalhar para ajudar em casa. Mas esse dinheiro vai me auxiliar também a investir nos meus estudos”, disse o jovem.

Wallace participou do programa Passo a Passo (parceria do RioSolidario com o Detran-RJ), trabalhou como estagiário no Palácio Guanabara e ainda fez curso de capacitação na Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Para a jovem Thainá Jacintho, de 19 anos, o novo emprego também vai ajudá-la a decidir que carreira seguir no futuro.

“Como auxiliar administrativa, posso fazer o curso de Técnico de Administração. Também penso em Pedagogia ou Educação Física”, explicou Thainá.

Emissão de documento

Em outra ação do programa Futuro Agora, jovens cadastrados no Banco de Talentos e que cumprem medida de semiliberdade no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Bangu, unidade do Novo Degase, participaram, na terça-feira (28/7), do mutirão de emissão de carteira de trabalho, no RioSolidario. Eles receberam orientações e saíram com o documento em mãos.

Além de receberem o novo documento, jovens do Criaad também realizaram seus cadastros no banco de dados do programa Futuro Agora.

“ Assim que acabar de cumprir a minha medida, vou procurar um trabalho. O dinheiro vai ser para ajudar a minha família”, disse T.R., de 15 anos.

VEJA MAIS

Ministros voltam ao Congresso para apresentar emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta terça-feira (3) os ministros Carlos…

Policial que executou jovem negro pelas costas em SP já foi reprovado em teste psicológico

O policial militar Vinicius de Lima Britto, 24 anos, que executou Gabriel Renan da Silva…

Após decisão do STF, líderes da Câmara se reúnem para debater emendas nesta terça (3)

Líderes partidários da Câmara se reúnem nesta terça-feira (3) para discutir a situação das emendas…

Pular para o conteúdo