Você está visualizando atualmente Bombeiros ganham prêmio de melhor atuação do mundo
16.11.2015 - Rio de Janeiro - RJ - 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Meier, comandado pelo Tenente-coronel Cláudio Pedro Nicacio, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Paulo Vitor.

Bombeiros ganham prêmio de melhor atuação do mundo

Militares foram reconhecidos pelo combate a incêndio em shopping

Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo e, na edição 2015, os brasileiros saíram na frente de outras dez corporações. O prêmio foi entregue na sexta-feira (22/1), na Alemanha.

A ocorrência que rendeu o prêmio para o grupo foi o combate ao incêndio no Shopping Nova América, na Zona Norte do Rio, no dia 16 de fevereiro do ano passado.

Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Graças à agilidade e eficiência das equipes de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, não houve vítimas fatais e o shopping foi reaberto três dias depois do acidente. Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Em 2014, o 2º GBM venceu o Conrad Dietrich Magirus pela atuação no resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela, no dia 28 de janeiro.

Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Porém, o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida.

“Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo. Os militares agora vão se preparar para a viagem a Nova Iorque, que faz parte da premiação. Lá, os profissionais terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos bombeiros americanos e trocar experiências”, disse o comandante.

Fotos: Paulo Vitor