terça-feira, 19 de maio de 2026 - 12:52

  • Home
  • Brasília
  • Câmara aprova redução para 6 meses de prazo de filiação antes das eleições

Câmara aprova redução para 6 meses de prazo de filiação antes das eleições

Texto do Senado mantinha o prazo mínimo atual, de um ano

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 290 votos a 157, destaque do PSDB ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) que pretendia manter o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação do candidato ao partido pelo qual concorrerá. A redação do Senado também retirava, entretanto, da Lei 9.504/97, o prazo mínimo de domicílio eleitoral de um ano.

Assim, prevalece o texto da Câmara, que diminui de um ano para seis meses o prazo de filiação partidária antes das eleições e mantém o prazo de um ano de domicílio eleitoral antes do pleito.

Os deputados já aprovaram o parecer do relator da matéria, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao substitutivo do Senado e analisam agora os destaques apresentados ao texto.

VEJA MAIS

PF combate tráfico internacional de drogas em 10 cidades catarinenses

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Tirocinium, para combater uma organização criminosa…

Túnel Martim de Sá terá novo guarda-corpo antifurto no Catumbi

Túnel Martin de Sá – Foto: Prefeitura do Rio A Prefeitura…

CCJ retoma nesta terça debate sobre redução da maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (19)…

Ir para o conteúdo